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Departamento Pessoal

Reconhecimento no trabalho: 6 diferenciais

Por Equipe RwTech 20 de fevereiro 5 min. de leitura

O reconhecimento no trabalho é mais do que apenas valorizar o colaborador pela contribuição que ele dá diariamente no ambiente organizacional. É promover um estreitamento da relação dele com a empresa, gerar uma maior realização pessoal e profissional para o trabalhador, aumentar a motivação do indivíduo em relação ao cargo que ocupa e construir uma cultura organizacional positiva e que fideliza os contratados.

Afinal, tudo isso traz retorno para a própria instituição, fortalecendo a união do corpo de colaboradores e, inclusive, reduzindo possíveis desligamentos ou solicitações de demissão por parte dos membros da equipe.

Se você pretende investir nessa medida e torná-la uma prática comum da sua empresa, acompanhe o post até o fim. Aqui estarão seis modos diferenciais de como fazer isso. Confira!

1. Reconhecimento público de conquistas

Antes de mais nada, é preciso começar pelo básico: promova o reconhecimento no trabalho. O ideal é que isso se transforme em uma pequena cerimônia e que envolva toda a equipe.

Assim, quando alguém bater uma meta elevada, fechar negócio com um novo cliente, lançar um projeto exitoso ou simplesmente solucionar problemas internos urgentes, esse evento deve ocorrer como forma de homenagear quem foi responsável por alcançar esses resultados.

Essa é uma oportunidade para destacar os méritos do trabalho de cada envolvido e demonstrar que a empresa está atenta e acompanhando o progresso das pessoas que atuam nela. Além disso, a organização pode (e deve) aproveitar o momento para estimular a integração entre todos os colaboradores, criando um ambiente acolhedor e propício ao trabalho em time.

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2. Uso de feedback construtivo

Paralela à dica anterior, há outra sugestão: o uso de feedback em reuniões com a equipe. A proposta é que o colaborador tenha a oportunidade de falar sobre a experiência de trabalho dele, pontuando como ele conquistou os resultados mais recentes. Ou seja, quais estratégias foram adotadas, como ele reduziu despesas, como otimizou processos e como contou com os colegas.

Também é interessante que ele mencione quais desafios enfrentou e quais pontos podem ser corrigidos/atualizados por parte da empresa para que situações sejam resolvidas de forma cada vez mais eficaz. Esse canal de diálogo e de compartilhamento de críticas construtivas mostra para os colaboradores que a organização está aberta a escutar, a investir no trabalho colaborativo e a corrigir pontos fracos. Afinal, todos saem ganhando com isso.

3. Programas de incentivos personalizados

Uma terceira sugestão é implementar um programa de incentivo para os profissionais que se destacam pelo engajamento com o trabalho, a realização de projetos, o atendimento ao cliente, a gestão de vendas e por aí vai. Aqui pode ser pensado diferentes benefícios para quem é reconhecido publicamente, desde coisas simbólicas até aquelas com valores significativos.

Por exemplo, brindes, vale-cultura, cartões-presente para compras, bolsas de cursos livres e ensino superior, dias extras de descanso remunerado, viagens cobertas pela empresa, programas e passeios familiares custeados pela família, acesso a serviços de empresas parceiras (como academias, escolas de idiomas, clubes esportivos, clínicas de estética etc.).

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4. Gratificação pela valorização do esforço além das metas

Uma alternativa que também pode ser considerada pela gestão da empresa é a de gratificiação para os colaboradores que atingem metas e mantêm um desempenho alto ao longo do ano. A depender dos recursos financeiros da organização, é possível dar bônus para essas pessoas, assim como outras soluções (participação nos lucros, 14º salário, duplicação de remuneração e muito mais).

A ideia é que haja essa compensação financeira pelo esforço, tempo dedicado e resultados obtidos. Afinal, a renda é um fator de grande influência para a realização profissional e, consequentemente, a retenção de talentos.

5. Flexibilização da jornada de trabalho

Além do que já foi citado, é interessante pensar em uma mudança significativa na atuação dos colaboradores como estratégia para mostrar valorização, respeito e confiança no ótimo trabalho que eles desenvolvem. Um boa forma de fazer isso é investir na flexibilização da jornada deles.

Ou seja, em vez do profissional precisar estar presencialmente na empresa, sempre dentro dos horários previamente estimados (08h às 18h, por exemplo), conceda mais autonomia para ele no cumprimento da carga horária que tem. Portanto, ele vai bater as 40 ou 44 horas semanais como de costume. Porém, terá liberdade para fazer isso.

Alguns colaboradores vão optar trabalhar meio período na companhia e meio período em home office. Outros vão escolher ficar 100% de forma remota. Haverá ainda os que vão intercalar os dias, indo presencialmente em alguns, trabalhando de casa em outros. Essa medida firma o compromisso de parceria entre empresa e trabalhador e costuma ter um impacto muito positivo na saúde mental dos profissionais.

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6. Planejamento de carreira como reconhecimento

Por fim, mas não menos importante, promova uma ação de planejamento de carreira como forma de reconhecimento no trabalho. Não se trata de “distribuir promoções no emprego”.

Ao contrário, é de traçar um panorama, ao lado do colaborador, do que ele pretende alcançar profissionalmente e como a empresa pode fazer parte dessa trajetória. Com isso, é possível aprofundar a relação com esse indivíduo e otimizar o uso das habilidades e competências dele conforme os objetivos de carreira que ele tem. Por exemplo, antes a pessoa ocupava a função de analista.

Porém, depois do bom desempenho, a gestão realoca ele para a vaga de coordenação de projetos, representante internacional ou mesmo superviso técnico de vendas. Mostrando, assim, que a empresa não quer vê-lo estagnado, mas crescendo e contribuindo para a evolução da companhia.

E então, anotou todas as dicas de como promover o reconhecimento no trabalho? Pois agora é avaliar a aplicabilidade delas à sua empresa, adaptar as que precisar conforme a realidade das suas necessidades organizacionais e montar um cronograma dessas ações. Assim, você consegue adotar uma cultura de valorização e bonificação do colaborador que trará retenção de talentos, maior engajamento e aumento nos resultados da instituição.

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