Você sabe quais são os tipos de feedback mais adequados para a sua equipe? Conhecer as diversas maneiras de dar um retorno eficiente para o times pode transformar a forma que o setor de RH alinha expectativas, motiva os profissionais e eleva o desempenho organizacional.
A qualidade da comunicação é um dos elementos indispensáveis para o sucesso de uma equipe, de um setor e de toda organização. Afinal, permite a troca de informações clara, transparente e eficiente. Nesse contexto, em alguns momentos, o feedback se torna uma importante ferramenta para dar um retorno sobre a performance dos profissionais ou do time em uma ou mais tarefas.
O melhor de tudo é que você consegue fazer essa tarefa desafiadora de comunicar o desempenho dos profissionais de diferentes maneiras. Acompanhe este artigo e confira excelentes exemplos!
O que é um feedback?
Feedback é uma palavra em inglês com o significado semelhante a “dar um retorno”. Basicamente, trata-se de uma reação sobre um fato. No mundo corporativo, diz respeito à comunicação sobre o desempenho ou o comportamento do profissional ou da equipe sobre uma atividade ou situação.
Sendo assim, para dar um feedback, é necessário que haja uma ação anterior. Em seguida, é possível corrigir erros, sugerir soluções e valorizar os acertos. Nesse contexto, é possível dar diferentes tipos de retornos, tanto positivos quanto negativos.
Na gestão de pessoas, o feedback tem uma função muito positiva de alinhamento de expectativas. Com isso, os setores podem ter melhorias contínuas e os profissionais podem contar com recursos para um crescimento sustentável de carreira, aprimorando a retenção de talentos.
Quais os tipos de feedback?
O feedback pode ser aplicado em coletivo, com os direcionamentos para toda a equipe, ou de modo individual, conhecido também como one-on-one, no qual o gestor conversa diretamente com o colaborador.
Independentemente da quantidade de pessoas envolvidas na comunicação de retorno, existem diferentes maneiras de executá-lo. A seguir, conheça os versos tipos de feedback!
Positivo
Esse é o tipo de conversa mais agradável, no qual o objetivo é reconhecer os acertos e as ações que um profissional ou uma equipe teve para solucionar o problema. O feedback positivo ajuda na motivação e no estreitamento de vínculos entre a empresa e os colaboradores.
Essa valorização do trabalho dos colaboradores pode vir associada a outros benefícios, como recompensas, promoções e bonificações. O ideal é prestigiar e validar a presença do profissional no ambiente organizacional.
Negativo
Há também os feedbacks mais desafiadores, como o negativo. Nesse caso, o objetivo é comunicar sobre uma falha ou sobre um comportamento indesejado do profissional na empresa, como uma advertência por marcação de ponto errada. Com isso, é possível pensar em melhorias para que essa situação não se repita.
Falar sobre feedback negativo pode dar a impressão de que esse é um conflito ou algo prejudicial para a relação entre empresa e colaborador. No entanto, esse tipo de comunicação não precisa ter uma conotação positiva.
Na verdade, é possível realizar críticas construtivas, com uma comunicação positiva, com a proposta de ajudar no desenvolvimento de soluções que beneficiem tanto o profissional quanto a empresa. O propósito do feedback negativo é corrigir incompatibilidades e desvios, apontando a conduta ideal para alinhar expectativas.
Por esse motivo, é fundamental que esse diálogo seja específico, orientado e com um toque de encorajamento. Desse modo, é possível fazer críticas sem abalar a confiança do profissional e muito menos comprometer o seu engajamento com o ambiente de trabalho.
90º
Outro exemplo clássico é o feedback 90º. Você pode ouvir falar nesse modelo também como feedback direto, no qual o gestor conversa diretamente com o colaborador sobre o desempenho ou o comportamento apresentado na rotina de trabalho.
Geralmente, esse é um tipo de feedback rápido, preciso e com correções breves, que podem ser aplicadas imediatamente. Esse modelo também é frequente no período de onboarding e no alinhamento de metas organizacionais.
360º
Do outro lado, existe o feedback 360°. Como o nome sugere, esse é o tipo de comentário que vai dar uma volta completa, abrangendo todos os aspectos relacionados à performance do profissional. Ou seja, é um retorno ainda mais estruturado e que envolve a análise minuciosa das competências técnicas e socioemocionais de cada colaborador.
O feedback 360°, por ser mais complexo, vai levar mais tempo para ser realizado. Por isso, pode ser aplicado em uma periodicidade menor, como anualmente ou semestralmente. Com isso, é possível coletar mais informações e se preparar adequadamente para esse tipo de retorno.
Motivador
Quando a equipe ou o profissional está precisando de um incentivo extra, é possível oferecer um feedback motivador. O diferencial desse tipo de comentário é o foco no trajeto e não no destino.
Em outras palavras, o feedback motivador vai salientar o desempenho ao longo do tempo e a participação do colaborador na empresa. Ao contrário dos outros modelos, que falam sobre os resultados já obtidos, essa opção vai tratar sobre a metodologia das atividades em andamento, como forma de estimular o profissional a ir em busca dos melhores resultados.
Sanduíche
O feedback sanduíche é uma mistura de diferentes modelos. Nessa estrutura, o gestor vai realizar uma crítica a cada dois elogios, a fim de amenizar os pontos negativos e motivar o profissional.
A abordagem costuma ser iniciada com um ponto positivo, seguida por um aspecto que precisa de mais atenção e melhorias e, por último, um fator de destaque. A intenção é mostrar que os erros e os problemas fazem parte do caminho, mas não devem ser o foco.
Autofeedback
É interessante que o departamento pessoal dê a oportunidade para os colaboradores se avaliarem. O autofeedback leva a uma profunda avaliação sobre o desempenho no trabalho e até mesmo as próprias expectativas profissionais.
Além de ajudar no autoconhecimento, esse método ajuda na autocrítica e na identificação de potencialidades. Para fechar com chave de ouro, o autofeedback pode ser complementado com a avaliação de um gestor ou coordenador, a fim de conciliar os dados e desenvolver estratégias para atingir melhores resultados.
Feedforward
E se, em vez de olhar para trás, o foco for no futuro? O feedforward traz uma nova perspectiva, com uma visão estratégica para cenários que podem acontecer a curto, médio e longo prazo.
A intenção desse modelo é estimular a proatividade e receber propostas de melhorias dos colaboradores para atingir mais metas e melhorar o desempenho interno. Por focar no que pode acontecer, e não no que já ocorreu, essa técnica pode ser bastante estimulante para os profissionais.
Em geral, saber quais são os tipos de feedback que você pode usar na gestão de pessoas pode auxiliar na comunicação não violenta, no preparo para o diálogo e na transparência das orientações para melhorias. Consequentemente, o clima organizacional pode se estruturar a partir de uma boa relação com os colaboradores, tal como a performance nas tarefas pode ser aprimorada.
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