A relação entre gestão de crises e comunicação é muito mais íntima do que se imagina. Com uma troca de informações eficiente e transparência no relacionamento com os colaboradores, é possível cuidar da imagem da empresa e reforçar a confiança.
É por esse motivo que a comunicação de qualidade deve ser o foco antes, durante e após uma crise. Com diálogos abertos, é possível prever problemas internos, ao mesmo tempo em que permitem gerenciar conflitos com maior assertividade e reparar danos.
Sendo assim, nada melhor do que ter estratégias eficientes para manter uma boa comunicação na cultura organizacional. Neste artigo, saiba como melhorar a gestão de crises com essa ferramenta!
O que é a gestão de crises?
A gestão de crises é um processo no qual a empresa lida com um problema, de modo a minimizar, reverter ou reduzir as consequências. Além disso, dedica-se a estratégias para prevenir novas complicações e impactos negativos nas operações.
Esse processo de gestão de crises pode ser aplicado na manutenção da reputação da empresa, no gerenciamento do clima organizacional e da relação com os colaboradores, assim como no setor econômico. Sendo assim, trata-se de um cuidado essencial para a longevidade das empresas.
No setor de RH, a gestão de crises foca em identificar os sinais que indicam um problema à vista. Em seguida, lida com a preparação da estrutura para driblar os desafios. Por fim, busca reparar a situação com as melhores estratégias possíveis e reconquistar a confiança do público interno.
Nesse contexto, ter ações rápidas e efetivas é essencial para conter danos e reparar os problemas com mais facilidade. Além disso, evita o surgimento do efeito cascata, que pode gerar ainda mais consequências negativas e desafios para a gestão da empresa.
Qual a importância desse processo?
Em outras palavras, a gestão de crises é importante, pois visa aumentar a eficiência e o poder de resolução de problemas durante momentos desafiadores. Essa competência é essencial para lidar com imprevistos ou quaisquer adversidades que surgem e podem interferir nas operações do negócio.
No contexto de RH, a gestão de crises permite fazer um bom gerenciamento dos talentos, cuidar do bem-estar dos colaboradores e promover um ambiente de trabalho mais saudável. Consequentemente, a atenção à qualidade do clima organizacional pode também fortalecer a cultura da empresa e melhorar a atratividade de novos profissionais eficientes.
Desse modo, o processo de gestão de crises é importante para manter o controle sobre a rotina e a estrutura organizacional, mesmo diante de desafios. Essa é uma maneira de conter danos que poderiam impactar gravemente o andamento do negócio e prejudicar o quadro de colaboradores.
Como fazer uma boa gestão de crise com comunicação eficiente?
Como visto, a relação entre gestão de crises e comunicação é bastante íntima. Sendo assim, é necessário investir na qualidade da troca de informações para manter um maior controle sobre as situações mais alarmantes.
Contar com técnicas eficientes de comunicação interna pode ser o segredo para lidar com os desafios em conjunto e com uma visão estratégica. A seguir, confira algumas dicas para fazer uma boa gestão de crise com diálogos abertos, transparentes e de qualidade!
Elaboração de um plano de comunicação de crise
O sucesso de uma ação começa com um planejamento eficiente, e não seria diferente na gestão de crises. Com um plano de comunicação, com o tom de voz, a descrição dos detalhes e o veículo de informação corretos, é possível iniciar o processo de gerenciamento de desafios em comunidade com o quadro de profissionais.
Em outras palavras, é importante definir o método da empresa para comunicar situações complexas e desafiadoras para as equipes. Além disso, no plano, é possível estabelecer alternativas para solucionar o problema, receber feedbacks e estimular o engajamento dos colaboradores nesse momento.
Uso de ferramentas digitais para respostas rápidas
Quanto mais rápida for a troca de informações, mais recursos a empresa tem para lidar com as crises. Isso porque, de maneira ágil, os colaboradores podem se atualizar sobre a situação e colaborar para o plano de contenção de danos ou de reparação dos problemas.
Para isso, as ferramentas digitais se tornam essenciais. Afinal, permitem o envio de mensagens rápidas e diretas, favorecendo a atualização das equipes em questão de poucos minutos.
No entanto, para isso, é importante que a empresa tenha um canal de comunicação interno digital. A integração dos setores e das equipes também vai permitir que as respostas sejam mais rápidas para toda a empresa.
Formação de porta-vozes internos
É necessário também ter designado a pessoa responsável pelos informes internos. Nesse caso, a formação de porta-vozes pode auxiliar no processo, principalmente na transparência das informações e na comunicação sem alarmes. Desse modo, é possível engajar os colaboradores, sem causar confusão entre as equipes.
O porta-vozes escolhido deve ser orientado sobre a conduta em momentos de crise e as primeiras etapas para garantir a comunicação eficiente. O treinamento e o desenvolvimento de líderes pode auxiliar muito no processo e torná-lo mais fluido.
Transparência com as partes interessadas
Por fim, é importante que a empresa tenha recursos para passar as informações necessárias para os colaboradores, mesmo em momentos de crise. Isso implica em distinguir o que é confidencial e o que é essencial para a compreensão do caso. Desse modo, é possível promover a transparência interna e fortalecer a cultura organizacional.
Vale lembrar também que, em momentos de crise, o público externo pode precisar também de um retorno. Por isso, a transparência com todas as partes interessadas, indo além dos colaboradores, é fundamental nesses momentos. Com isso, os stakeholders ficam inteirados sobre o assunto e podem contribuir com soluções práticas.
Em geral, fortalecer a capacidade de resposta da empresa é a principal maneira de lidar com a gestão de crises e comunicação eficiente. Por essa razão, caprichar na escolha do canal de troca de informações, selecionar porta-vozes e ter um plano para compartilhar os casos com o público interno são iniciativas importantes para manter o controle da situação, motivar os colaboradores e ter mais recursos para reverter os danos.
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