fbpx
Departamento Pessoal

Entenda como lidar com conflitos na equipe de trabalho

Por Equipe RwTech 04 de janeiro 5 min. de leitura

Não importa o porte ou mesmo a área de atuação no mercado. Muitas organizações já lidaram, lidam e ainda vão passar por conflitos na equipe de trabalho. Afinal, uma empresa é composta por pessoas que, por questões profissionais, sociais ou mesmo íntimas, acabam se desentendo, tendo dificuldades de convivência e não conseguindo manter um relacionamento interpessoal.

O problema disso é que, quando essa situação não é controlada nem resolvida, ela pode seguir se agravando, prejudicando o clima organizacional e o desempenho dos colaboradores. Ou seja, comprometendo consequentemente os resultados da companhia.

Por isso, é indispensável ter uma boa gestão de conflitos no negócio para evitar esses impactos negativos. Neste post, você vai conferir algumas dicas que mostram como o RH pode fazer isso de forma prática e direta. Acompanhe e tomen nota!

Busque entender as causas dos conflitos

Antes de mais nada, tente se informar sobre o que ocasionou o problema, ouvindo ambos os lados de maneira ética, justa e respeitando a privacidade dos envolvidos. Se necessário, dedique horas ou mesmo dias para fazer isso até que todo o contexto seja devidamente explicado. Isso é necessário por várias razões.

Entre elas, evitar tomar lados de forma precipitada, passando a imagem de que o departamento de recursos humanos é parcial e que, inclusive, favorece determinados colaboradores. Outra questão é evitar tomar ações precipitadas que possam causar mais mal-estar ao ambiente de trabalho ou ainda pior: penalizar alguém que já está sendo injustiçado, perseguido ou que é vítima de alguma situação inapropriada.

Nos dois casos, é possível que o conflito só se agrave até que aconteçam demissões/desligamentos ou o ocorrido se torne um problema judicial — o que, inclusive, pode render processos para a empresa conforme os posicionamentos tomados por ela.

Invista em boa comunicação

Um recurso muito valioso não só para compreender a origem dos conflitos já instalados, mas também para evitar aqueles iminentes é o da mediação. Para tanto, cria-se um espaço, que pode ser uma sala de uso exclusivo do RH e com um profissional do setor — pode ser um psicológo especialista na área organizacional, por exemplo — que em se reúne com colaboradores que estão com algum impasse.

A partir daí, esse profissional do RH exercita a boa comunição, convidando aqueles que estão presentes a falarem e, acima de tudo, escutarem o que os colegas precisam. A mediação então se torna um momento de trocas, compartilhamento e construção de pontes. Onde as pessoas se permitem mais a praticar a empatia e a terem uma relação de trabalho mais humanizada.

Tenha uma solução moderna e eficaz para o registro de ponto dos seus colaboradores!

Incentive feedbacks diretos

Exercitar o feedback é mais uma estratégia que contribui para a resolução de conflitos. Por meio dele, é possível dialogar com as pessoas que atuam na empresa, ajudando elas a identificar características sociocomportamentais (as chamadas soft skills) que podem ser mais exercitadas e melhor desenvolvidas para a promoção de um ambiente de trabalho mais harmônico e equilibrado.

Porém, esse retorno dado ao colaborador deve acontecer de forma direta, por meio de reuniões individualizadas e privadas. Nunca de forma pública, na frente de toda a equipe, ou por meio de terceiros.

Isso é importante para evitar constrangimentos desnecessários, desencontro de informações e a criação de um ambiente de comparações entre os profissionais. É preciso ter em mente que a condução equivocada do feedback acaba contribuindo para o desenvolvimento de hostilidade, rivalidade e dificuldade para a criação de vínculos interpessoais.

Permita pausas para os envolvidos

Há conflitos nos quais acontecem discussões mais acaloradas e é preciso intervir para cessar a situação antes que ela termine em agressões verbais e/ou físicas. Porém, em contextos como esse, o interessante não é fazer de imediato uma mediação ou uma averiguação do evento com as partes envolvidas. Ao contrário, o recomendado é promover uma pausa das ativdades e até mesmo do ambiente de trabalho.

A ideia por trás disso é deixar que as pessoas se acalmem, recuperem o equilíbrio emocional e estejam mais conscientes das atitudes que tomam. Dessa forma, o RH poderá conversar, dar feedbacks, promover conciliações ou considerar medidas extras para garantir o clima organizacional.

Afinal, com os nervos à flor da pele, fica difícil se comunicar com clareza e objetividade, fora a reatividade e o estresse que são muito evidentes e atrapalham a capacidade de análise, reflexão e crítica dos indivíduos.

Estabeleça normas para a boa convivência

É necessário que o RH produza uma código de conduta para a empresa. Além de trazer questões sobre missão e valores da instituição, é preciso que ele aborde normas sobre como os relacionamentos interpessoais devem ser conduzidos no ambiente de trabalho.

Elas servirão como parâmetro do que pode ou não ser feito em casos de divergências, como solucionar conflitos e como o setor de recursos humanos media a situação de forma transparente e imparcial.

Também é importante que ele traga medidas disciplinares que serão adotadas em caso de descumprimento do regulamento. Isso tudo é útil para se construir uma cultura e clima organizacionais pauta no respeito e na boa convivência.

Descubra como a RwTech revolucionou o mercado de gestão de ponto com um sistema completo para a sua empresa!

Faça treinamentos sobre gestão de conflitos na equipe

Por fim, mas não menos importante, conduza treinamentos que deixem os colaboradores alinhados com os princípios e expectativas da empresa. O RH pode promover, por exemplo, workshops, oficinas, palestras e afins voltados especificamente para questão de resolução de conflitos onde é apresentado o papel do setor e o código de conduta da instituição.

Além disso, esses encontros podem contar com estratégias que auxiliam a comunicação, a colaboração e a empatia entre os profissionais. Atividades de simulação podem ser desenvolvidas para testar e praticar as habilidades sociocomportamentais das pessoas presentes, contribuindo para a socialização e a união.

Como você leu, os conflitos na equipe de trabalho não podem ser totalmente evitados. Contudo, podem, sim, ser reduzidos ao mínimo possível e manejados de forma eficiente para que sejam resolvidos e não gerem impactos negativos na equipe e no ambiente interno da empresa. Para tanto, ter uma boa gestão de conflitos que usa de estratégias e recursos para lidar com essas demandas de forma rápida e assertiva é essencial.

Todos os direitos reservados © 2025

Política de Privacidade Termos de Uso

Desenvolvido por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.