Quem trabalha com gestão de pessoas, sabe da importância de se planejar e montar antecipadamente um calendário do RH para o ano que se inicia para aproveitar o máximo de datas importantes — sejam elas comemorativas ou não. Afinal, esses dias rendem ótimas oportunidades para o desenvolvimento de ações internas que visam a saúde, o bem-estar e a integração dos profissionais da empresa.
Aspectos que são de grande valor para promover realização com o trabalho, aumentar a percepção de reconhecimento pela instituição, melhorar o clima organizacional e otimizar o relacionamento dos colaboradores com a companhia. Neste post, você confere uma lista com as datas importantes para o RH em 2025. Acompanhe e tome nota das sugestões!
1. Janeiro Branco
Quando ocorre: não tem uma data específica, sendo celebrado durante todo o mês de janeiro. Ele foi idealizado no Brasil em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abraão, como mostra nota da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Desde então vem ganhado destaque na mídia, nos serviços de saúde e, inclusive, na política. Inclusive, em 2023, a lei nº 14.556, passou a instituir nacionalmente a campanha.
Essa mês é pensado para discutir a saúde mental que, muitas vezes, é negligenciada pela população. A ideia é conscientizar sobre o bem-estar psicológico e emocional e como o autocuidado e o acompanhamento com profissionais da área podem ser instrimentos importantes para a prevenção de transtornos mentais. Entre eles, a síndrome de burnout que afeta tantos trabalhadores.
2. Dia Internacional da Mulher
Quando ocorre: é comemorado oficialmente todo dia 8 de março.
O Dia Internacional da Mulher é uma data importante para debater os avanços sociais das mulheres ao longo do tempo na cultura, educação, economia, política e, é claro, no mercado de trabalho. É uma oportunidade também para se discutir novas medidas que a organização pretende adotar para tornar o ambiente corporativo um espaço mais inclusivo e que valoriza a igualdade de gênero.
3. Dia das Mães
Quando ocorre: é comemorado sempre no dia 11 de maio.
O Dia das Mães é um momento para celebrar a maternidade, mas também para trazer luz aos desafios que muitas mulheres enfrentam desde o momento da descoberta da gravidez até a rotina com os filhos já crescidos.
As organizações podem utilizar a data para celebrar junto com as colaboradoras que são mães e, simultaneamente, lançar campanhas que buscam favorecer a rede de apoio delas. Isso sem falar em ações voltadas para os cuidados com os filhos, a flexiblidade da jornada de trabalho e o aumento de tempo livre para passar com eles.
4. Dia da Diversidade Cultural
Quando ocorre: é celebrado em 21 de maio.
Essa é uma data que enaltece as diferentes culturas que existem em cada país e, muitas vezes, variando de estado para estado, região para região. É um momento ideal para promover união, empatia e inclusão entre as pessoas.
É um dia útil principalmente para empresas que tem profissionais de diferentes localidades atuando em um mesmo espaço — o que é comum em organizações de grande porte —, pois pode ser utilizado para eles expressarem a história, os costumes e as tradições que têm.
5. Setembro Amarelo
Quando ocorre: o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio ocorre em 10 de setembro. Porém, por se tratar uma temática cada vez mais debatida no campo da saúde, que é o bem-estar mental, e ter uma forte adesão das instituições, organizações não governamentais e corporações, ele passou a ser exaltado durante todo o mês de setembro.
O Setembro Amarelo é um período que conversa diretamente com o Janeiro Branco, já que também fala de saúde mental e a importância de se estar atento aos sinais e sintomas do adoecimento psicológico.
Contudo, ele tem um foco direcionado aos casos de suicídio (incluindo ideação e comportamentos suicidas) que podem ocorrer em diferentes contextos. Por exemplos, os de transtornos mentais, isolamento social, crise econômica, desastres e catástrofres, problemas de saúde etc.
6. Outubro Rosa
Quando ocorre: todo dia 19 de outubro é celebrado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. Apesar disso, historicamente, tanto no Brasil quanto em muitos outros países, a data foi estendida para o mês inteiro como forma de ampliar a conscientização sobre esse problema de saúde que atinge milhares de mulheres anualmente.
O Outubro Rosa é dedicado ao debate sobre o câncer com o índice mais alto de incidência entre as brasileiras: o de mama. Esse dado é apontado em nota pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ele fala tanto sobre o rastreamento quanto o diagnóstico precoces e como ambas as ações podem salvar vidas.
As empresas podem trazer iniciativas para aumentar o conhecimento das colaboradoras sobre o tema, especialmente daquelas com idade igual ou superior a 50 anos que é a faixa etária onde o rastreamento é indicado como prática regular.
7. Novembro azul
Quando ocorre: a data original do evento é 17 de novembro, data conhecida pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Todavia, nos últimos anos, ele ganhou força ao nível nacional no setor público e privado, passando a ser uma campanha mensal. Isso acabou por equipará-lo ao Outubro Rosa.
O período do Novembro Azul aborda a conscientização sobre o câncer com maior incidência entre os homens, como mostra a nota já mencionada do INCA. Mas não só isso.
Ele também promove debates sobre os cuidados com a saúde masculina, convidando as pessoas a entenderem quais as principais práticas para resguardar o próprio bem-estar. É uma oportunidade para as empresas se mostrarem parceiras dos colaboradores, incentivando os profissionais homens a fazerem acopanhamentos médicos, nutricionais, psicológicos etc.
Como mostrado, há muitas datas importantes para o RH. Algumas envolvem dias específicos, enquanto outras englobam o mês inteiro — o que permite a realização de mais ações por parte do setor. Portanto, comece a incluí-las no calendário do RH da empresa e a traçar atividades que podem ser conduzidas para construir uma marca do empregador (employer branding) sólida, pautada no respeito, na inclusão e na valorização dos profissionais. Algo que ajudará a aumentar a retenção de talentos da organização.