Entre as diferentes tarefas do departamento pessoal (DP), uma se destaca: a análise de dados. Isso porque ela coleta os resultados obtidos em todas as funções do setor, traça métricas a serem monitoradas, avalia o desempenho de cada esfera e define estimativas que ajudam a direção da empresa a fortalecer a cultura organizacional, otimizar a coordenação de colaboradores e aperfeiçoar a tomada de decisões internas.
Porém, é comum que hajam questionamentos sobre como garantir que esse processo seja o mais efetivo possível, além de fornecer informações que contribuam para aumentar a presença de talentos na companhia. Com isso em mente, trouxemos um post com uma série de dicas para você. Comece a leitura e tome nota de todas elas!
Faça uso de ferramentas de Business Intelligence (BI)
A primeira dica é utilizar ferramentas de Business Intelligence. Ou seja, ferramentas tecnológicas que coletam dados diversos das operações internas do seu negócio de forma automática, geram informações atuais sobre a gestão da empresa e ainda vão além, fornecendo insights sobre como aperfeiçoar pontos positivos e corrigir pontos negativos da instituição.
É um recurso essencial para quem deseja modernizar a organização com iniciativas que trazem impactos reais para o crescimento dela e que, de quebra, aperfeiçoam o trabalho do departamento pessoal. No mercado, você encontra inúmeras opções de BI. Alguns exemplos são: Looker Studio, Power BI e QlikView.
Promova a integração de dados de diferentes sistemas
O uso de diferentes sistemas de informação para a análise de dados é algo comum em muitas organizações, sendo vista tanto em pequenas quanto médias e grandes corporações. Isso acontece, por exemplo, quando esses recursos são voltados para a avaliação e o monitoramento de uma determinada informação ou quando as unidades da empresa fazem esse processo de forma autônoma e independente.
Algo possível quando a marca tem filiais ou franquias, por exemplo. Porém, o recomendado é mudar esse cenário e integrar o máximo de dados em uma mesma plataforma. Além de facilitar a entrada de novos registros, você padroniza a gestão deles, o que é fundamental quando você precisa fazer relatórios, esquemas comparativos, projetos, projeções estatísticas e afins.
Defina indicadores-chaves de desempenho
Outra dica importante é a adoção de indicadores-chaves de desempenho (os chamados KPIs) que facilitam o trabalho de análise de dados não só por estabelecer o que será monitorado mensalmente, mas, em especial, porque otimiza o cruzamento e a comparação de dados em diferentes intervalos de tempo.
Agora você deve estar se perguntando que tipo de KPI utilizar no departamento pessoal, não é mesmo? A resposta é que existem muitos exemplos, como o:
- índice de turnover: que mensura o total de entradas e saídas de colaboradores da empresa;
- índice de headcount: que contabiliza a quantidade de integrantes do corpo de trabalhadores e como ela tem acompanhado a evolução da companhia;
- a taxa ROI (que quantifica os custos da organização com diferentes atividades, como capacitações de colaboradores, melhorias em estoque e modernização de equipamentos, e o retorno que isso traz para a instituição.
Realize a segmentação de dados para uma visão mais precisa
Quando a sua empresa tem um grande volume de dados a serem analisados, é crucial que você faça uma segmentação deles para um panorama mais claro sobre como anda a organização. Para isso, você pode utilizar como ponto de partida os indicadores-chaves dos quais falamos há pouco.
A partir daí, você pode ter insights sobre os colaboradores, o desempenho profissional deles, as metas alcançadas ao longo do mês, a produtividade em ciclos sazonais do negócio, o nível de humanização nos processos internos, a média de satisfação dos trabalhadores e muito mais.
Invista no treinamento contínuo da equipe para interpretar dados
Não basta ter equipamentos de ponta e fazer uso de softwares, plataformas e outros programas tecnológicos para a análise de dados. Afinal, por mais que isso automatize o trabalho e otimize o tempo e esforço dedicados a ele, é fundamental que a equipe por trás do gerenciamento desses recursos seja capaz de entender como funciona todas as etapas do processo e, acima de tudo, de interpretar os dados que são gerados.
Sem isso, todo o trabalho e investimento feito pela empresa pode ser em vão. Isso porque os números estão relacionado a um contexto de vendas, público consumidor, posicionamento de marca, economia do país, tendências de mercado e por aí vai. Portanto, o ideal é que o DP destine uma parte da equipe para essa função e promova periodicamente treinamentos para que esses profissionais se qualifiquem para o serviço.
Conduza a mensuração dos resultados
Fora todos os demais tópicos já apresentados, é importante que você conduza a mensuração dos resultados. Isso significa que esse trabalho deve ser conduzido internamente na empresa, pelo próprio setor de departamento pessoal. Isso porque, por mais óbvio que essa ação pareça, ainda há gestores que repassam essa tarefa para consultórios e companhias especializadas em consultoria e análise de dados.
Ou seja, expõem informações sensíveis da empresa para terceiros, comprometendo a segurança e a privacidade dos dados do negócio e, inclusive, dos colaboradores. O que pode trazer prejuízos sérios, como vazamentos para o mercado. Portanto, é importante que a organização desenvolva protocolos para a realização da análise de dados, assim como um cronograma anual para a recorrência dessa atividade.
Agora que você já está ciente de todas as técnicas que ajudam a aumentar a eficiência da análise de dados no departamento pessoal, não perca tempo e comece a reformular essa atividade no setor. Assim, você garante dados cada vez mais precisos, insights valiosos para as tomadas de decisão do negócio e um panorama futuro que vai ajudar a traçar estratégias de fidelização de colaboradores para a empresa.
