A transparência no contrato de trabalho é fundamental para resguardar tanto os direitos de uma empresa quanto os de seus colaboradores. Para garantir que todas as regras se cumpram, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como o controle dajornada de trabalho.
Isso faz com que o momento de escolher relógio de ponto seja crucial para manter uma boa política de pagamento, que seja justa para ambas as partes. A fim de ajudá-lo nesse processo, preparamos este conteúdo sobre a importância de tal controle e quais fatores devem ser levados em consideração no momento da escolha do fornecedor!
A importância do controle de entrada e saída
Vale a pena destacar a importância que tem o relógio de ponto. Toda organização com mais de 10 colaboradores precisa fazer o controle da entrada e saída deles. Ou seja, ela deve ter, de maneira acessível, o horário de permanência de cada uma dessas pessoas.
Talregra está descrita naCLT (art. 74, parágrafo 2), podendo a empresa ser multada caso o ponto não esteja sendo controlado, seja de maneira manual, mecânica ou eletrônica. No entanto, a importância de contar com esse relógio vai além da legislação.
De modo geral, a organização paga ao trabalhador por um determinado número de horas em que deverão ser feitas atividades do interesse dela. Portanto, é natural que essa troca seja controlada de maneira rigorosa.
Além de evitar discussões sobrehoras extras e problemas judiciais, isso serve de insumo para que possa ser avaliado se o trabalhador tem cumprido com as suas obrigações.
Os tipos de relógio para controle ponto
Basicamente, existem três tipos de relógio paracontrole de ponto: manual, mecânico e eletrônico. Conheça as especificidades deles a seguir!
Manual
O relógio de ponto manual pode ser um livro ou uma simples folha na qual o trabalhador registra a sua entrada e saída. Apesar de ser uma metodologia relativamente barata, é passível de erros, justamente por existir a possibilidade de anotação do horário incorreto. Além disso, fazer a compilação dos dados de todos os colaboradores pode ser bastante trabalhoso e contraproducente para a equipe.
Mecânico
Por sua vez, no relógio mecânico, o colaborador precisa inserir seu cartão no relógio. A fazer isso, será impresso nele o horário da marcação, que pode ser tanto da entrada quanto da saída.
Em comparação ao manual, essa opção é mais prática, mas, para o controle da gestão, é preciso fazer a checagem dos dados de horas trabalhadas, extras e outros, tudo de maneira manual, o que pode atrasar o trabalho nessa etapa.
Eletrônico
De todas as opções o controle de ponto, a eletrônica é a mais eficaz. Além de ser praticamente à prova de falhas, ela funciona por meio de biometria, o que evita fraudes, como um colaborador bater o ponto por outro.
Inclusive, a empresa poderá realizar o registro remotamente, ou seja, se tiver colaboradores alocados fora do ambiente corporativo, basta ter acesso à internet e a um leitor portátil. O controle do tempo trabalhado é feito todo de maneira automática, otimizando o cálculo das horas e facilitando a administração por parte do negócio.
Os fatores a serem considerados ao escolher relógio de ponto
Antes de escolher relógio de ponto, é necessário observar se o fornecedor atende a alguns requisitos básicos. Confira quais são eles a seguir!
Confiabilidade
O relógio de ponto é um equipamento estratégico dentro de qualquer organização. Portanto, a primeira coisa a se observar é justamente a sua confiabilidade. Isso significa que o fornecedor deve oferecer ferramentas que indiquem precisamente as horas trabalhadas pela equipe; do contrário, isso gerará retrabalho para o time de gestão.
Portanto, é necessário que o relógio seja seguro e preciso e permita a leitura de dados de forma objetiva, a fim de atender ao princípio da confiabilidade.
Praticidade
Outro fator a ser destacado é a praticidade. O equipamento precisa ter uma utilização intuitiva. Se, ao escolher relógio de ponto, você verificar que alguma coisa ao usá-lo é complexa ou pode gerar dúvidas, é melhor rever se essa é a melhor opção.
Toda ferramenta que será utilizada pelo colaborador e serve para a leitura de dados deve ter um manuseamento simples, a fim de evitar confusão por qualquer uma das partes ou dificultar um processo.
Suporte
Considerando que atecnologia é passível de falha, outro ponto a ser destacado é o suporte oferecido pelo fornecedor. O dia a dia de um negócio já é repleto de tarefas, e ter que parar as atividades para consertar um relógio de ponto é contraproducente para a equipe e pode ocasionar problemas futuros para o cálculo de horas.
Portanto, cheque se o fornecedor oferece uma boa assistência técnica, o tempo que eles demoram para atender a chamados e o conhecimento repassado à equipe que manuseará oponto internamente, caso algum problema aconteça.
Backup
A questão do backup também precisa ser considerada. A eficácia de um fornecedor desse tipo de produto deve ser medida também pela segurança na proteção de dados e, especialmente, na capacidade de armazenamento para posteriores consultas.
Portanto, observe se não há riscos de perda de informações nessa tecnologia. Considere a opinião de outros utilizadores do produto do fornecedor, a experiência obtida na hora da leitura de informações, entre outras questões.
Preço
Apesar de não ser o fator mais importante, o preço também precisa ser levado em conta. A empresa deve saber exatamente qual valor está pagando pelo equipamento e se a assistência está inclusa.
Isso é importante, pois o preço do relógio de ponto precisa ser compatível com o orçamento organizacional. Pese os prós e contras de cada fornecedor, a fim de encontrar uma alternativa com preço justo e que, ao mesmo tempo, traga benefícios para o negócio.
Escolher relógio de ponto não deve ser um caminho complexo. Ao checar os cinco pontos apresentados, a empresa já consegue cobrir bem as questões relativas a uma opção de qualidade.
Se você deseja um produto diferenciado no mercado e que atenda às suas necessidades, o convidamos aentrar em contato conosco e conhecer as nossas soluções!
Ficou interessado? Contate-nos através do formulário abaixo:
Erro: Formulário de contato não encontrado.
Willow é Coordenador de Marketing na RwTech. Apaixonado em criar conexões entre pessoas e marcas. Especialista nas soluções de registro e gestão de ponto da RwTech.