fbpx
Outros

O que é o registro de ponto e como inserir essas cultura na sua empresa

Por RwTech 09 de dezembro 7 min. de leitura

O registro de ponto é uma tarefa fundamental para a gestão de qualquer empresa. Afinal, é a partir dessa informação que a equipe de RH conseguirá ter dados relevantes sobre a jornada de horas de trabalho dos funcionários, além de conseguir mensurar o rendimento de cada um.

Entretanto, é comum encontrar colaboradores que não se engajam em realizar essa ação, já que esses não entendem o porquê do registro ou não sabem como fazê-lo de maneira correta.

Porém, é necessário entender que a marcação de ponto está na legislação como uma lei trabalhista e, portanto, deve ser cumprida. Afinal, o registro de ponto não é benéfico somente à empresa, mas também aos colaboradores, que, ao fornecerem os seus registros, garantem que seus direitos sejam resguardados.

Por isso, pensando no impacto deste processo na gestão empresarial do seu negócio e na transparência com o colaborador, separamos 5 dicas de como você pode incentivar o registro de ponto entre os seus funcionários, para que eles pratiquem essa ação com mais consciência e consistência.

Então, se você está passando por essa situação dentro da sua empresa ou quer evitá-la de antemão, leia este artigo até o final para conseguir, de maneira eficiente, incentivar os seus colaboradores a registrarem o ponto.

Abaixo, listamos todos os assuntos abordados para que a sua leitura fique mais facilitada:

  • O que é registro de ponto;
  • Quais prejuízos a empresa pode ter por não controlar as jornadas de trabalho dos colaboradores?
  • 5 formas de incentivar o registro de ponto entre os seus funcionários.

Boa leitura!

O que é registro de ponto?

O registro de ponto é uma ação realizada pelos funcionários de uma empresa, que funciona através de sistemas de controle de ponto, com o intuito de resguardar ao trabalhador seus direitos celetistas.

Além disso, essa marcação é acompanhada pela equipe de RH, de maneira que eles consigam estar a par da jornada de trabalho e fazer o controle de ponto de todos os colaboradores da empresa.

É fundamental entender, ainda, que o registro de ponto deve ser uma tarefa diária para que a equipe de RH, no final do mês, consiga ter contabilizado as horas trabalhadas por cada colaborador, gerando informações relevantes para o cálculo da folha de pagamento.

Assim, se torna imprescindível criar uma cultura de marcação de ponto dentro do ambiente trabalhista para que essa ação se torne uma rotina e não cause problemas futuros à empresa ou aos funcionários.

Quais os prejuízos a empresa pode ter ao não controlar as jornadas de trabalho dos colaboradores?

É previsto no artigo 74 da CLT que todas as empresas com mais de 20 funcionários devem tornar obrigatório o registro de ponto, podendo esse ser feito de maneira manual, eletrônica ou por aplicativo.

Assim, quando uma empresa não cumpre com o controle de jornadas, ela fica suscetível a prejuízos e/ou multas trabalhistas, caso passe por fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Um exemplo disso é a lei 12.544, que diz sobre a remuneração por dias de repouso semanal e por feriados civis e religiosos. Caso o empregador não possa provar que proporciona esse direito aos seus colaboradores, ele poderá ser multado em um valor que varia de  R$ 40,25 (quarenta reais e vinte e cinco centavos) a R$ 4.025,33 (quatro mil e vinte e cinco reais e trinta e três centavos), a depender do tamanho do seu negócio.

Além disso, a empresa fica sujeita a enfrentar processos trabalhistas, caso algum funcionário alegue que não recebeu uma remuneração que faça jus às suas horas trabalhadas. Deste modo, caso a empresa não tenha a comprovação dos horários e dos pagamentos realizados, ela pode perder o processo e arcar com prejuízos financeiros e de imagem posteriormente.

Outro problema que a empresa pode enfrentar são as perdas de produtividade e, consequentemente, financeiras. Imagine, por exemplo, que um funcionário vai embora todos os dias com 20 minutos de antecedência, sem registrar o ponto. Ao final do mês, em uma jornada de 8x5x4, o funcionário terá deixado de trabalhar por quase 7 horas, representando 4,15% do total que ele deveria ter rendimento à empresa.

Com essas informações, fica inquestionável a importância da cultura do registro de ponto dentro do ambiente de trabalho. E, por isso, abaixo, listamos como você pode fazer isso e evitar todos esses problemas.

5 formas de incentivar o registro de ponto na sua empresa

Como mencionado acima, o registro de ponto é uma das principais tarefas dentro de um ambiente de trabalho saudável e que cumpra com as leis trabalhistas. Porém, ainda assim, é possível encontrar resistência de alguns funcionários para a realização dessa ação, já que muitos não enxergam o registro de ponto como algo confiável ou benéfico.

Dessa forma, é importante que o time de RH sempre esteja pronto para tirar dúvidas dos funcionários, de maneira que a empresa seja 100% transparente com os seus colaboradores.

Assim, o engajamento acontecerá de forma mais orgânica e rápida, fazendo com que essa ação seja de fato produtiva à empresa.

A seguir, listamos dicas de como incentivar o registro de ponto entre os seus colaboradores, de maneira que eles entendam todos os benefícios que essa ação traz não só à empresa, mas também a eles.

Veja só:

  1. Explique a importância 

É importante, de antemão, conscientizar a equipe sobre a obrigatoriedade do registro de ponto e o porquê dele ser usado. Afinal, o desconhecido gera desconfiança e resistência, fazendo com que a prática de registro não seja entendida como importante. 

Assim, o departamento de RH deve apresentar a legislação, esclarecer as exigências expostas pelos artigos, além de listar os direitos que são resguardados aos colaboradores devido ao registro. 

Além disso, é importante citar como o registro de ponto auxilia na saúde financeira da empresa e otimiza o trabalho de gestão da equipe de RH em relação às folhas de pagamentos e gestão de equipes.

É importante, neste diálogo, que haja espaço aberto para perguntas e retirada de dúvidas, de maneira que os colaboradores se sintam confortáveis e ouvidos.

  1. Adote um sistema prático

O registro de ponto pode parecer uma tarefa complicada para os seus funcionários, e utilizar um sistema complexo de ser usado pode afastá-los ainda mais do seu objetivo.

Assim, utilizar um sistema fácil e ainda assim eficiente é fundamental para que essa prática se torne de fato concentrada na sua empresa, de maneira que seus funcionários se sintam confortáveis com a ferramenta.

O aplicativo para registro de ponto da RWTech, por exemplo, utiliza um sistema integrado e de multiplataforma que, além de poder ser usado pelo próprio celular e/ou tablet do funcionário, ainda garante ao colaborador transparência sobre sua jornada de trabalho.

Além disso, por ser uma empresa que preza o aprendizado e o novo, a RWTech ainda oferece, de forma gratuita, treinamento online, tanto para os funcionários como para a gestão de RH para que todos consigam entender e utilizar integralmente todas as funcionalidades do software.

  1. Aborde os benefícios do registro

Ainda que seja uma tarefa obrigatória, abordar as vantagens de realizar o registro de ponto pode ser mais eficiente na hora de convencer os seus funcionários a cumprirem essas marcações diárias.

Assim, citar:

  • acompanhamento da jornada de horas pelo próprio colaborador;
  • benefícios resguardados pelas leis trabalhistas por causa do registro de ponto;
  • e mais segurança trabalhista;

São algumas vantagens que podem ser abordadas, a fim de destacar a importância do registro de ponto na vida do trabalhador celetista.

  1. Crie programas de recompensas

Os programas de recompensas são medidas bem atrativas para os colaboradores e a “gamificação” pode ser um dos meios de realizar isso.

Através do pensamento de competitividade saudável entre os funcionários mais assíduos, pode haver compensações mensais ou reconhecimento da empresa para com o colaborador de maneira que ele e os outros se sintam cada vez mais empenhados a registrarem o ponto.

  1. Envie lembretes

É importante que a sua empresa tenha um sistema de lembretes diários (que pode ser feito pelo próprio calendário do Google), de maneira a alertar os colaboradores próximo aos horários de entrada, saída e horário de almoço. Assim, as chances dos funcionários esquecerem de registrar o ponto diminui, de forma que eles fiquem atentos e criem uma rotina.

Viu? Não é difícil criar uma cultura de marcação de ponto dentro da empresa. Por isso, coloque em prática todas essas dicas, sempre relembrando ao funcionário que essa ação é a tarefa diária principal dele.

Além disso, não esqueça de escolher um sistema adequado para a sua equipe, incentivando os treinamentos e retiradas de dúvidas.

Ficou interessado pelo tema?  Para conhecer mais sobre o assunto, também temos outros artigos para você no nosso blog. Caso tenha alguma dúvida, não hesite também em nos chamar nas nossas redes sociais

Todos os direitos reservados © 2024

Política de Privacidade Termos de Uso

Desenvolvido por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Fechar
Fechar Comercial Suporte