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Controle de Ponto

Registro de ponto: o que é, como funciona e importância!

Por RwTech 12 de janeiro 8 min. de leitura

Você sabe qual é a importância do registro de ponto no ambiente corporativo? Se você está aqui, significa que você quer saber mais sobre o assunto. 

Apesar de ser muitas vezes subestimada, essa ferramenta é essencial para monitorar a jornada de trabalho dos colaboradores, garantindo a transparência no cotidiano empresarial. 

Com ele, o RH (Recursos Humanos) de uma empresa consegue manter o controle mais claro da jornada de trabalho de cada colaborador. 

Para realizar essa tarefa com mais eficiência, existem diversos tipos de registro de ponto, cada um com suas próprias funcionalidades e características. 

Por isso, a seguir, a RwTech explicará para você a importância desse dispositivo, sua funcionalidade e quais são seus tipos. Vamos lá? Então, boa leitura! 

Registro de ponto, o que é?

O registro de ponto é uma prática utilizada no ambiente de trabalho para monitorar e documentar a jornada de trabalho dos colaboradores. 

O objetivo principal do registro de ponto é controlar o início e o término das atividades laborais, assim como os intervalos e horas extras feitas pelos funcionários. 

Assim, é possível garantir a conformidade com as leis trabalhistas, assegurando que os empregados cumpram as horas estabelecidas em seus contratos e recebam justamente. 

Como o registro de ponto deve funcionar?

O funcionamento do registro de ponto pode variar de acordo com a empresa e também da tecnologia escolhida pela corporação. 

Antigamente, o registro de ponto era feito manualmente em folhas de papel, mas, atualmente, existem métodos mais modernos. 

Mas, em geral, o registro de ponto acontece de maneira simples. O empregador marca em alguma máquina o seu horário de entrada, intervalo e saída. 

Em alguns casos, existem pontos eletrônicos que são feitos por sites ou aplicativos. Tudo dependerá do tipo de ponto escolhido pela empresa. 

Após a marcação do ponto, o setor de Recursos Humanos extrai os dados da máquina e acompanha a jornada de trabalho do funcionário.

O que a lei trabalhista diz sobre o registro de ponto?

A lei trabalhista brasileira estabelece que todas as empresas com mais de 20 funcionários devem utilizar algum tipo de registro de ponto, podendo ser manual, eletrônico ou digital. 

O artigo 71 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) expressa claramente: “Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 horas”.

Em 2021, o Ministério do Trabalho e Previdência publicou uma regulamentação sobre o registro eletrônico de ponto, que classifica os equipamentos em três categorias, sendo:

  • REP-C (Registrador Eletrônico de Ponto Convencional);
  • REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo);
  • REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto por Programa). 

Cada um desses tipos  tem suas próprias características e requisitos, que devem ser observados pelos empregadores e empregados. 

Quais são os tipos de registro de ponto?

Tipos de registro de ponto

Mas afinal, quais são os tipos de registro de ponto? Existem as categorias de registradores, que já mencionamos, e seus tipos, como manual, mecânico, online e eletrônico. 

Para você conhecer a diferença entre cada um e suas devidas características, a RwTech explicará a seguir. Vamos lá? 

Eletrônico

O ponto eletrônico, diferentemente do manual, é um sistema que registra os horários de trabalho dos funcionários por meio de um equipamento eletrônico. 

Esse sistema é regulamentado pela Portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece os requisitos e as características dos equipamentos registrais.

Existem três tipos de equipamentos de ponto eletrônico: o REP-C, o REP-A e o REP-P. Cada um possuindo suas próprias especificações técnicas e funcionais. 

O ponto eletrônico tem como vantagem a maior segurança, confiabilidade e transparência no controle da jornada de trabalho, além de facilitar o cálculo do banco de horas. 

Manual

Tradicionalmente, as empresas sempre prezavam por aplicar o ponto de registro manual, uma vez que a tecnologia de pontos eletrônicos estava em desenvolvimento. 

Comparada a outras formas de registro de ponto, o manual é o mais simples de ser realizado. No entanto, ele pode ser facilmente manipulado e alterado por qualquer pessoa. 

Por isso, a legislação brasileira permite o uso do ponto manual para empresas com menos de 20 funcionários para manter a segurança da jornada de trabalho.

Portanto, se você tiver uma empresa com mais de 20 funcionários, o ponto mais indicado é o eletrônico, mecânico ou online. 

Mecânico

Já o ponto mecânico, diferentemente do ponto eletrônico, é um relógio cartográfico para registrar a jornada de trabalho do funcionário. 

É muito comum que as pessoas confundam o ponto eletrônico do mecânico, no entanto, o mecânico necessita de inserir um cartão próprio que carimba o horário no cartão. 

Esse é um método simples e também barato, mas tem algumas desvantagens, como a falta de segurança, a possibilidade de fraudes e a dificuldade de cálculo das horas extras

Além disso, o ponto mecânico não atende às exigências da Portaria 671, que regulamenta o uso do ponto eletrônico. 

Online

Por fim, o ponto de registro online é uma maneira de controle de ponto que utiliza a internet para registrar os horários de entrada e saída dos funcionários. 

Considerada mais prática por inúmeras empresas, os funcionários podem usar um aplicativo no celular ou um computador para bater o ponto, sem precisar de uma máquina.

Esse é um método moderno e prático e, por isso, possui algumas vantagens como a segurança, a precisão, a conformidade e a flexibilidade. 

Diferentemente do manual, o ponto de registro online atende às exigências da Portaria 671, que regula o uso do ponto eletrônico. 

Como fazer um controle eficaz?

Como fazer o controle do ponto

Graças à portarias 671 do Ministério do Trabalho  estão regularizadas as mais diversas formas de controle de ponto, manual, mecânico ou eletrônico.

Com isso, é dispensável dizer que a forma mais eficaz de marcação do ponto na hora do almoço é por meio de equipamentos e sistemas digitais, com tecnologia de ponta.

O ideal é contratar o serviço de uma empresa experiente no mercado, que ofereça dispositivos e softwares adequados à rotina de sua empresa. 

Por isso, ao decidir por um sistema de ponto eletrônico, analise a quantidade de colaboradores internos e externos, número de deslocamentos, turnos ou plantões, entre outras questões relativas ao cenário da sua organização.

Uma das saídas mais interessantes é o controle de ponto online. Esta é a ferramenta mais eficaz para o registro do ponto dos colaboradores, pois utiliza inclusive dispositivos móveis e recursos de geolocalização (ideais para colaboradores externos).

Além disso, todas as informações ficam registradas na nuvem, de forma segura, e podem ser geridas de qualquer lugar. 

Ademais, o sistema de ponto online evita fraudes e erros na hora de contabilizar as horas trabalhadas, já que automatiza diversas ações, incluindo o cálculo da folha de pagamento. Melhor ainda, serve para organizações de diferentes portes e complexidades.

Quais os benefícios do controle de ponto?

Imagem – benefícios-do-controle-de-ponto

Independentemente das ferramentas adotadas para a marcação do ponto na sua empresa, o registro é fundamental, pois resguarda empregador e empregado. Para que isso fique mais claro, elencamos a seguir alguns desses benefícios.

Transparência

Um controle do registro de ponto eficaz contribui para as boas relações de trabalho, uma vez que torna transparente o processo. Seja por meio de recursos mecânicos ou digitais, esta é uma proteção para o trabalhador e para a empresa, pois ali estão registradas de forma clara todas as informações a respeito da presença do colaborador.

Segurança

Exceto quando feito de forma manual, o registro de ponto garante a segurança das informações. 

E quanto mais avançada a tecnologia, como ponto biométrico ou o mencionado registro online, maior o nível de segurança. 

Isso porque esses sistemas são desenvolvidos à prova de hackers e vírus. Ainda, é possível realizar backups que eliminam a possibilidade de perdas e arquivos corrompidos.

Informações corretas

Com o controle manual, baseado em assinaturas ou em equipamento mecânico, pode haver rasuras ou erros que prejudicam computar a jornada de forma correta. 

Mas, como já dissemos, os sistemas de controle de ponto que utilizam a tecnologia digital praticamente extingue as informações erradas e geram relatórios precisos de todos os registros realizados.

Dessa forma, é possível fazer melhor gestão do tempo no setor de RH e evitar falhas e retrabalhos, poupando principalmente ações trabalhistas por cômputo de horas incorretas.

Como você percebeu, negligenciar a marcação de ponto na hora do almoço é capaz de acarretar uma série de problemas jurídicos e desgastes. 

Então, se sua empresa ainda não realiza um controle de ponto adequado, fique atento e procure no mercado a solução que mais se adeque às suas necessidades.

Quer garantir um relógio de ponto para uma marcação de eficiência e qualidade? Então, não hesite em contar com a RwTech. Conheça nossos modelos de pontos eletrônicos! 

Conclusão 

O registro do ponto é essencial para manter a rotina de trabalho de um colaborador clara, além de auxiliar as atividades do setor de Recursos Humanos. 

Apesar de ser negligenciado por diversas empresas, o relógio de ponto eletrônico é uma necessidade obrigatória em qualquer empresa que tenha mais de 20 funcionários. 

Independentemente do ponto escolhido, seja mecânico, eletrônico, manual ou online, manter a jornada de trabalho dos funcionários clara é um benefício para qualquer empresa.

Portanto, se você deseja manter a organização da sua empresa e aumentar a produtividade dos colaboradores, opte por um relógio de ponto eletrônico para seu negócio. 

Gostou deste conteúdo? Então, para mais, acesse o blog da RwTech! 

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