Você sabe qual é a importância do registro de ponto no ambiente corporativo? Se você está aqui, significa que você quer saber mais sobre o assunto.
Apesar de ser muitas vezes subestimada, essa ferramenta é essencial para monitorar a jornada de trabalho dos colaboradores, garantindo a transparência no cotidiano empresarial.
Com ele, o RH (Recursos Humanos) de uma empresa consegue manter o controle mais claro da jornada de trabalho de cada colaborador.
Para realizar essa tarefa com mais eficiência, existem diversos tipos de registro de ponto, cada um com suas próprias funcionalidades e características.
Por isso, a seguir, a RwTech explicará para você a importância desse dispositivo, sua funcionalidade e quais são seus tipos. Vamos lá? Então, boa leitura!
Registro de ponto, o que é?
O registro de ponto é uma prática utilizada no ambiente de trabalho para monitorar e documentar a jornada de trabalho dos colaboradores.
O objetivo principal do registro de ponto é controlar o início e o término das atividades laborais, assim como os intervalos e horas extras feitas pelos funcionários.
Assim, é possível garantir a conformidade com as leis trabalhistas, assegurando que os empregados cumpram as horas estabelecidas em seus contratos e recebam justamente.
Como o registro de ponto deve funcionar?
O funcionamento do registro de ponto pode variar de acordo com a empresa e também da tecnologia escolhida pela corporação.
Antigamente, o registro de ponto era feito manualmente em folhas de papel, mas, atualmente, existem métodos mais modernos.
Mas, em geral, o registro de ponto acontece de maneira simples. O empregador marca em alguma máquina o seu horário de entrada, intervalo e saída.
Em alguns casos, existem pontos eletrônicos que são feitos por sites ou aplicativos. Tudo dependerá do tipo de ponto escolhido pela empresa.
Após a marcação do ponto, o setor de Recursos Humanos extrai os dados da máquina e acompanha a jornada de trabalho do funcionário.
O que a lei trabalhista diz sobre o registro de ponto?
A lei trabalhista brasileira estabelece que todas as empresas com mais de 20 funcionários devem utilizar algum tipo de registro de ponto, podendo ser manual, eletrônico ou digital.
O artigo 71 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) expressa claramente: “Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 horas”.
Em 2021, o Ministério do Trabalho e Previdência publicou uma regulamentação sobre o registro eletrônico de ponto, que classifica os equipamentos em três categorias, sendo:
- REP-C (Registrador Eletrônico de Ponto Convencional);
- REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo);
- REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto por Programa).
Cada um desses tipos tem suas próprias características e requisitos, que devem ser observados pelos empregadores e empregados.
Quais são os tipos de registro de ponto?
Mas afinal, quais são os tipos de registro de ponto? Existem as categorias de registradores, que já mencionamos, e seus tipos, como manual, mecânico, online e eletrônico.
Para você conhecer a diferença entre cada um e suas devidas características, a RwTech explicará a seguir. Vamos lá?
Eletrônico
O ponto eletrônico, diferentemente do manual, é um sistema que registra os horários de trabalho dos funcionários por meio de um equipamento eletrônico.
Esse sistema é regulamentado pela Portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece os requisitos e as características dos equipamentos registrais.
Existem três tipos de equipamentos de ponto eletrônico: o REP-C, o REP-A e o REP-P. Cada um possuindo suas próprias especificações técnicas e funcionais.
O ponto eletrônico tem como vantagem a maior segurança, confiabilidade e transparência no controle da jornada de trabalho, além de facilitar o cálculo do banco de horas.
Manual
Tradicionalmente, as empresas sempre prezavam por aplicar o ponto de registro manual, uma vez que a tecnologia de pontos eletrônicos estava em desenvolvimento.
Comparada a outras formas de registro de ponto, o manual é o mais simples de ser realizado. No entanto, ele pode ser facilmente manipulado e alterado por qualquer pessoa.
Por isso, a legislação brasileira permite o uso do ponto manual para empresas com menos de 20 funcionários para manter a segurança da jornada de trabalho.
Portanto, se você tiver uma empresa com mais de 20 funcionários, o ponto mais indicado é o eletrônico, mecânico ou online.
Mecânico
Já o ponto mecânico, diferentemente do ponto eletrônico, é um relógio cartográfico para registrar a jornada de trabalho do funcionário.
É muito comum que as pessoas confundam o ponto eletrônico do mecânico, no entanto, o mecânico necessita de inserir um cartão próprio que carimba o horário no cartão.
Esse é um método simples e também barato, mas tem algumas desvantagens, como a falta de segurança, a possibilidade de fraudes e a dificuldade de cálculo das horas extras.
Além disso, o ponto mecânico não atende às exigências da Portaria 671, que regulamenta o uso do ponto eletrônico.
Online
Por fim, o ponto de registro online é uma maneira de controle de ponto que utiliza a internet para registrar os horários de entrada e saída dos funcionários.
Considerada mais prática por inúmeras empresas, os funcionários podem usar um aplicativo no celular ou um computador para bater o ponto, sem precisar de uma máquina.
Esse é um método moderno e prático e, por isso, possui algumas vantagens como a segurança, a precisão, a conformidade e a flexibilidade.
Diferentemente do manual, o ponto de registro online atende às exigências da Portaria 671, que regula o uso do ponto eletrônico.
Como fazer um controle eficaz?
Graças à portarias 671 do Ministério do Trabalho estão regularizadas as mais diversas formas de controle de ponto, manual, mecânico ou eletrônico.
Com isso, é dispensável dizer que a forma mais eficaz de marcação do ponto na hora do almoço é por meio de equipamentos e sistemas digitais, com tecnologia de ponta.
O ideal é contratar o serviço de uma empresa experiente no mercado, que ofereça dispositivos e softwares adequados à rotina de sua empresa.
Por isso, ao decidir por um sistema de ponto eletrônico, analise a quantidade de colaboradores internos e externos, número de deslocamentos, turnos ou plantões, entre outras questões relativas ao cenário da sua organização.
Uma das saídas mais interessantes é o controle de ponto online. Esta é a ferramenta mais eficaz para o registro do ponto dos colaboradores, pois utiliza inclusive dispositivos móveis e recursos de geolocalização (ideais para colaboradores externos).
Além disso, todas as informações ficam registradas na nuvem, de forma segura, e podem ser geridas de qualquer lugar.
Ademais, o sistema de ponto online evita fraudes e erros na hora de contabilizar as horas trabalhadas, já que automatiza diversas ações, incluindo o cálculo da folha de pagamento. Melhor ainda, serve para organizações de diferentes portes e complexidades.
Quais os benefícios do controle de ponto?
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Independentemente das ferramentas adotadas para a marcação do ponto na sua empresa, o registro é fundamental, pois resguarda empregador e empregado. Para que isso fique mais claro, elencamos a seguir alguns desses benefícios.
Transparência
Um controle do registro de ponto eficaz contribui para as boas relações de trabalho, uma vez que torna transparente o processo. Seja por meio de recursos mecânicos ou digitais, esta é uma proteção para o trabalhador e para a empresa, pois ali estão registradas de forma clara todas as informações a respeito da presença do colaborador.
Segurança
Exceto quando feito de forma manual, o registro de ponto garante a segurança das informações.
E quanto mais avançada a tecnologia, como ponto biométrico ou o mencionado registro online, maior o nível de segurança.
Isso porque esses sistemas são desenvolvidos à prova de hackers e vírus. Ainda, é possível realizar backups que eliminam a possibilidade de perdas e arquivos corrompidos.
Informações corretas
Com o controle manual, baseado em assinaturas ou em equipamento mecânico, pode haver rasuras ou erros que prejudicam computar a jornada de forma correta.
Mas, como já dissemos, os sistemas de controle de ponto que utilizam a tecnologia digital praticamente extingue as informações erradas e geram relatórios precisos de todos os registros realizados.
Dessa forma, é possível fazer melhor gestão do tempo no setor de RH e evitar falhas e retrabalhos, poupando principalmente ações trabalhistas por cômputo de horas incorretas.
Como você percebeu, negligenciar a marcação de ponto na hora do almoço é capaz de acarretar uma série de problemas jurídicos e desgastes.
Então, se sua empresa ainda não realiza um controle de ponto adequado, fique atento e procure no mercado a solução que mais se adeque às suas necessidades.
Conclusão
O registro do ponto é essencial para manter a rotina de trabalho de um colaborador clara, além de auxiliar as atividades do setor de Recursos Humanos.
Apesar de ser negligenciado por diversas empresas, o relógio de ponto eletrônico é uma necessidade obrigatória em qualquer empresa que tenha mais de 20 funcionários.
Independentemente do ponto escolhido, seja mecânico, eletrônico, manual ou online, manter a jornada de trabalho dos funcionários clara é um benefício para qualquer empresa.
Portanto, se você deseja manter a organização da sua empresa e aumentar a produtividade dos colaboradores, opte por um relógio de ponto eletrônico para seu negócio.
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