fbpx
Departamento Pessoal

Jornada reduzida de trabalho: menos horas significam menos entregas?

Por Equipe RwTech 24 de março 5 min. de leitura

Implementar medidas que trazem mais flexibilidade para os colaboradores no ambiente organizacional é uma escolha muito estratégica que diversas empresas estão explorando. Um exemplo disso é a jornada reduzida de trabalho, que pode auxiliar tanto no bem-estar dos profissionais quanto na produtividade nas operações.

Muitos gestores se sentem resistentes à ideia de reduzir a jornada de trabalho dos colaboradores. Afinal, essa iniciativa pode impactar os resultados da empresa. No entanto, cresce cada vez mais o debate sobre o tempo que os profissionais ficam no ambiente organizacional, tanto no Brasil quanto no mundo.

Será que menos horas de trabalho significam, de fato, menos entregas? Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

O que é a jornada reduzida de trabalho?

A jornada reduzida é uma medida escolhida pelas empresas para diminuir as horas trabalhadas pelos colaboradores no dia, na semana ou no mês. Essa escolha tem como objetivo aumentar a flexibilidade nas relações no trabalho e promover mais autonomia para os colaboradores.

Segundo as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), regidas pela Lei nº 5.452/43, nada impede uma empresa de reduzir a jornada de trabalho dos colaboradores. A legislação apenas determina que os profissionais devem trabalhar, no máximo, 8 horas diárias ou 44 horas semanais.

No entanto, é recomendado que essa redução da jornada precisa ser firmada por meio de um acordo individual ou de uma convenção coletiva, a fim de garantir o consentimento mútuo e prevenir mal-entendidos.

Segundo um estudo realizado com empresas do Reino Unido, por meio do projeto “The 4-DayWeek Global”, cerca de 92% dos negócios observaram um aumento na produtividade e melhorias na saúde mental dos colaboradores após adotarem uma jornada de trabalho de 4 dias semanais.

Tendo em vista o aumento do foco e da discussão em medidas para promover o bem-estar dos colaboradores, cada vez mais empresas avaliam essa possibilidade em diversos países. Afinal, com um bom plano de redução da jornada de trabalho, é possível obter diversos benefícios.

Por que as empresas consideram adotar a jornada reduzida do trabalho?

Para entender melhor por que as empresas estão se interessando pela jornada reduzida de trabalho, vale a pena entender mais sobre os benefícios de aplicar essa prática. A seguir, saiba mais sobre o retorno em qualidade de vida e produtividade que a organização e os colaboradores podem obter com menos horas trabalhadas!

Aumento da motivação

A motivação no trabalho tende a aumentar quando os colaboradores não estão cansados. Consequentemente, a diminuição da carga horária pode deixar os profissionais mais motivados no ambiente organizacional, principalmente se essa escolha não alterar os benefícios corporativos e a remuneração.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado identificou que um dia livre por semana é capaz de proporcionar mais qualidade de vida a 85% dos trabalhadores brasileiros. Isso, é claro, com a redução da jornada de trabalho sem corte de salário. Sendo assim, o engajamento dos colaboradores tende a melhorar com essa flexibilidade.

Melhoria no bem-estar dos colaboradores

Vale a pena destacar também que ter mais tempo livre no dia a dia significa ter mais oportunidades de dar atenção à saúde mental, ao convívio social, aos cuidados com a saúde, à qualificação profissional e a diversas outras atividades. Por essa razão, a jornada reduzida de trabalho pode ajudar também a melhorar o bem-estar dos colaboradores.

Essa flexibilidade nas relações trabalhistas pode andar lado a lado com políticas de promoção ao bem-estar dos colaboradores. Com isso, torna-se mais fácil prevenir doenças ocupacionais no ambiente de trabalho e diminuir o absenteísmo por conta de problemas de saúde física ou mental.

Otimização do tempo

Ainda sobre a pesquisa do Instituto DataSenado, 78% dos colaboradores disseram que conseguiriam manter a mesma qualidade de trabalho com a jornada reduzida. Desse modo, podem aproveitar melhor o tempo para organizar as atividades e realizá-las com mais atenção, dedicação e pontualidade. Na prática, a iniciativa auxilia na otimização do tempo.

Redução de custos

Com a jornada de trabalho reduzida, diversos gastos frequentes da empresa também podem diminuir. Custos operacionais, com manutenção da infraestrutura física e online, energia elétrica, materiais descartáveis e muitos outros podem diminuir com menos horas trabalhadas.

Existe também a possibilidade de ajustar os salários à quantidade de horas trabalhadas. A estratégia de redução de custos é ainda mais eficiente para empresas que estão com problemas relacionados às finanças e precisam fazer ajustes de gastos.

Saiba como cuidar bem da saúde financeira da empresa com dados reais. Entenda como o sistema de registro de ponto da RwTech pode ajudar nesse processo!

Menos horas significam menos entregas?

Uma preocupação que muitos gestores compartilham é em relação à produtividade da organização na jornada de trabalho reduzida. A boa notícia é que menos horas trabalhadas não significam menos entregas.

Na verdade, existe o aumento da produtividade por período trabalhado. Afinal, os colaboradores precisam prestar mais atenção nas atividades de rotina. Além disso, por estarem mais descansados, têm mais recursos para focar nas tarefas.

Um estudo da Autonomy descobriu que jornadas de 4 dias de trabalho não afetaram a produtividade das empresas e, inclusive, motivaram os colaboradores a manter esse ritmo de produção.

Como adaptar os processos da empresa para jornadas mais curtas?

O segredo para adotar a jornada reduzida de trabalho com sucesso é adaptar os processos para garantir eficiência mesmo com menos horas trabalhadas. Para isso, é necessário realizar mudanças estruturais, como:

  • avaliação do contexto da empresa e dos membros das equipes;
  • redistribuição das escalas dos colaboradores;
  • definir objetivos e alinhar a estratégia a eles;
  • esclarecer todos os processos com os colaboradores;
  • promover um diálogo aberto e transparente;
  • contar com a ajuda da tecnologia na gestão da jornada.

Modernize os seus processos com sistemas eficientes para a gestão de RH. Conheça as soluções da RwTech e transforme a rotina da sua empresa!

Em outras palavras, optar pela jornada reduzida pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a retenção de talentos e garantir um relacionamento mais próximo com os colaboradores. No entanto, para desfrutar dos benefícios para as empresas e os profissionais, é fundamental ter um planejamento eficiente de implementação da medida.

Quer saber mais sobre como transformar a gestão de pessoas da sua empresa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades!

Todos os direitos reservados © 2025

Política de Privacidade Termos de Uso

Desenvolvido por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.