A gestão da inteligência emocional nas empresas é um dos elementos essenciais para garantir um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e colaborativo. Para isso, estimular a adoção de algumas práticas favoráveis ao amadurecimento emocional pode ser o segredo para transformar positivamente o clima organizacional.
Realizar a gestão das emoções é um treino constante. A boa notícia é que existem técnicas que podem auxiliar o processo. Motivar os colaboradores a trabalharem essas habilidades é importante para fortalecer a competência da inteligência emocional em todas as equipes. Com isso, é possível prevenir conflitos, lidar com os desafios de melhores maneiras e ter um clima organizacional mais saudável.
Neste artigo, confira algumas iniciativas que o setor de RH pode adotar para estimular o desenvolvimento de inteligência emocional nas empresas!
Capacite líderes para reconhecer e lidar com emoções
A liderança tem uma forte influência no bem-estar emocional dos colaboradores. Com líderes que oferecem suporte e orientação, diversos problemas podem ser evitados, de modo a prevenir excesso de tarefas, desacordos entre as equipes e falta de organização na rotina da empresa.
Por essa razão, o processo de capacitação em inteligência emocional precisa começar pelos líderes. É fundamental que a liderança saiba reconhecer e lidar de maneira equilibrada com as emoções alheias, a fim de gerenciar as equipes com mais sabedoria, empatia e compreensão.
A capacitação da liderança pode acontecer de inúmeras maneiras. Cursos, treinamentos, workshops e vivências que abordam o tema de inteligência emocional são de grande ajuda. Além disso, é sempre possível focar em candidatos com essa habilidade em destaque nos processos seletivos e garantir o recrutamento e seleção de profissionais emocionalmente inteligentes para ocupar cargos gerenciais.
Incentive a autogestão emocional dos colaboradores
A inteligência emocional é uma habilidade que se cultiva. Ou seja, não basta apenas adquiri-la, é necessário mantê-la. Afinal, trata-se da capacidade de gerenciar as emoções e tentar equilibrá-las para garantir uma tomada de decisões mais estratégica, racional e coesa.
Parte do processo vem do pressuposto de que não é possível prever tudo o que vai acontecer. A capacidade de lidar com imprevistos é fundamental para trabalhar a inteligência emocional.
Sendo assim, é possível criar treinamentos e vivências que ajudam a lidar com desafios externos com os colaboradores. Oferecer instruções para fazer a gestão emocional em momentos de tensão e nervosismo, por exemplo, pode ajudar os colaboradores a encontrarem as próprias técnicas de autogerenciamento das emoções.
Vale a pena também ressaltar os benefícios da autogestão emocional que vão além da vida profissional. Ter mais facilidade para lidar com os próprios sentimentos é importante para o autoconhecimento, para as relações interpessoais e para a saúde mental.
Portanto, colocar em destaque os benefícios que a inteligência emocional pode trazer para o bem-estar pessoal também ajuda a estimular o interesse dos colaboradores. Com isso, os profissionais engajados nesse processo podem aumentar cada vez mais.
Promova uma cultura de empatia e respeito
É necessário que a cultura organizacional da empresa ofereça recursos para o desenvolvimento emocional dos colaboradores. Afinal, é muito mais difícil trabalhar a inteligência para lidar com as próprias emoções, quando se está em um ambiente que traz desgaste emocional, aumenta a ansiedade e o estresse e não há respeito aos sentimentos alheios.
Desse modo, é importante que o processo de incentivo à inteligência emocional nas empresas seja de dentro para fora. Primeiro, é necessário oferecer um ambiente seguro emocionalmente para os profissionais e, em seguida, é possível abordar o tema para ter mais receptividade do público.
A cultura da empatia é um grande acerto dentro da empresa. Com isso, é possível respeitar melhor a individualidade de cada pessoa e, principalmente, as emoções. Ao longo do tempo, é possível fortalecer a colaboração e a interação genuína entre os colaboradores, aumentando as chances de melhorar o clima organizacional.
Vale a pena destacar que a cultura de uma empresa tem total influência no clima do ambiente de trabalho. Por essa razão, ao cultivar virtudes positivas e soft skills importantes para o desenvolvimento profissional do colaborador, a empresa só tende a ganhar, com a criação de um clima organizacional satisfatório e que se centra na qualidade de vida e bem-estar corporativo.
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Use técnicas para gerenciamento do estresse
Por melhor que seja o contexto da empresa e da rotina de trabalho, o estresse pode chegar em alguns momentos. Esse é o desafio que muitas pessoas enfrentam: lidar com a capacidade de se regular emocionalmente diante de emoções intensas, como a raiva, a ansiedade, o nervosismo e o medo.
O ponto positivo é que existem diferentes técnicas para melhorar a gestão de estresse. Adotá-las na empresa pode ajudar os colaboradores a lidar melhor com os próprios sentimentos, resolver conflitos e brigas internas e melhorar o bem-estar dos profissionais, com mais recursos para prevenir estresse crônico e demais transtornos mentais.
A técnica da respiração consciente é uma das mais conhecidas na área. Trata-se de controlar a inspiração e a expiração em períodos, trazendo a consciência para o fluxo de ar, e tornando o ato menos automático. Com isso, é possível controlar o nervosismo fisicamente e desviar a atenção da fonte de estresse.
A meditação também é uma técnica muito eficiente para a gestão de estresse, principalmente a longo prazo. Ambientes de trabalho presenciais podem reservar salas para que os colaboradores possam descansar e meditar em momentos mais desafiadores, auxiliando a manter o controle mental e o foco no bem-estar.
Além dessas, é possível citar uma infinidade de técnicas de gestão de estresse, como escrita terapêutica, musicoterapia, atividades físicas, visualização, estímulo térmico, entre muitos outros. O importante é que o colaborador encontre uma prática que se sinta confortável em realizar e que traga resultados no controle emocional em situações estressantes.
Em geral, a promoção da inteligência emocional nas empresas se baseia na atenção aos colaboradores e na criação de um clima organizacional positivo. Com esse cuidado, é possível fortalecer a relação entre profissionais e o negócio, favorecendo a produtividade, o engajamento e a motivação.
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