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Inovação tecnológica no RH: confira alguns exemplos

Por Equipe RwTech 23 de janeiro 5 min. de leitura

A inovação tecnológica está presente nos mais variados setores do mercado — e com o corporativo não é diferente. Afinal, ela consiste em gerar novas soluções para otimizar a gestão organizacional, melhorando desde questões administrativas até a competitividade comercial das empresas. Não à toa, um dos setores mais beneficiados com elas é o de recursos humanos.

Neste post, você vai conhecer alguns exemplos de inovação no RH e como eles contribuem para melhora das relações trabalhistas, para fortalecer a cultura organizacional e, inclusive, contratar novos talentos. Continue a leitura e saiba mais!

1. Software de gestão de desempenho

Esse recurso tem ganhado força dentro de muitas organizações por permitir que o departamento de recursos humanos acompanhe de perto a evolução dos colaboradores em seus respectivos setores e serviços. Ele registra, a partir de informações tanto de gestores quanto de trabalhadores, questões como:

  • em quais projetos os profissionais estão atuando;
  • qual o nível de engajamento/absenteísmo deles das atividades diárias;
  • como anda o cumprimento de prazos e metas, quais feedbacks eles têm recebido em reuniões coletivas e individuais;
  • quais advertências ou medidas disciplinares eles já receberam por má conduta no trabalho.

A partir disso, o RH tem como avaliar quais colaboradores estão trazendo retorno para a empresa, quais não se enquadram na cultura organizacional do negócio e quais intervenções podem ser promovidas para melhorar o trabalho dos profissionais de acordo com as dificuldades e os problemas enfrentados por eles.

2. Sistema de folha de pagamento

Uma segunda tecnologia no RH é o sistema de folha de pagamento. O propósito dele é simples: otimizar essa atividade mensal, facilitando o pagamento de salários, benefícios e demais gratificações dos colaboradores — inclusive, os tributos gerados por cada indivíduo. Sempre, é claro, seguindo o que diz a legislação vigente sobre o tema, assim como os pisos vigentes de cada categoria e os acordos dos respectivos sindicatos.

Um dos diferenciais dele é aumentar a confiabilidade do processo, evitando erros contábeis e financeiros que possam causar problemas na relação com os trabalhadores e até mesmo gerar ações judiciais. Afinal, estamos falando de um dever da organização e de um direito do colaborador.

O sistema, além de ter essa função importante, também gera relatórios para conferência e auditoria, aumentando a segurança e a transparência das movimentações de recursos do negócio.

3. Sistema de ponto

O sistema de ponto também tem se aperfeiçoado e recebido atualizações tecnológicas. Afinal, muitas instituições têm adotado modelos diferentes de trabalho, como é o caso das jornadas flexíveis, da atuação remota dentro e fora do país e, é claro, o famoso home office.

A RwTech, por exemplo, dispõe da linha EzPoint Web, acessível remotamente, com registro de dados na nuvem para maior segurança não apenas no tratamento dessas informações, como também para a geração de backups. Além disso, ainda há EzPoint Mobile, um app que pode ser baixado no telefone dos colaboradores para que eles possam registrar a entrada e saída do trabalho com mais praticidade e rapidez.

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4. Assinatura digital

Uma quarta inovação no RH é a assinatura digital. Trata-se de plataformas ou mesmo aplicativos que disponibilizam esse serviço — alguns, inclusive, com a funcionalidade de autenticação por meio de certificados digitais. A empresa pode contratá-los para facilitar a assinatura de vários documentos, desde recibos de reembolso e atas de reunião até contratos de projetos e fornecimento de mercadorias.

A assinatura digital é especialmente útil quando a organização conta com colaboradores trabalhando remotamente e prestadores de serviço em diferentes cidades e estados. Afinal de contas, permite que documentos sejam devidamente assinados e não atrasem processos internos — que podem ser administrativos, financeiros, jurídicos, contábeis etc.

5. Seleção e recrutamento virtuais

A última década trouxe inovações importantes para os processos de seleção e recrutamento. Isso porque, na atualidade, já existem plataformas que realizam ambas as atividades de forma virtual , sem necessidade de investimento da empresa em espaço físico, deslocamento de profissionais do RH ou o uso de recursos.

Essas plataformas realizam de forma automatizada não apenas a análise de currículos conforme os requisitos da organização, como também aplicam dinâmicas, testes e questionários que ajudam a ter uma visão global de quem é o candidato e como a contratação dele pode ser benéfica para a instituição.

Muitas delas também contam com a funcionalidade de realizar entrevistas remotas com o setor onde a pessoa poderá ser alocada, além de apresentações sobre o clima e a cultura organizacionais da instituição. A ideia é justamente que seleção de novos profissionais seja cada vez mais otimizada e funcional.

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6. Gamificação para treinamentos

Para além da contratação de colaboradores, há sistemas virtuais, com foco em gamificação, que podem ser utilizados como estratégia de treinamento e adaptação dos novos contratados à realidade empresarial.

Eles fornecem jogos e dinâmicas online com desafios que testam as habilidades técnicas, sociais e emocionais das pessoas. A proposta é que esses trabalhadores se familiarizem com os diferenciais, desafios e possibilidades que vão encontrar no novo local de atuação.

Para tanto, vão vivenciar, por meio da gamificação, situações em que precisam agir representando a companhia e os interesses dela. Seja em relação à concorrência, aos fornecedores e parceiros comerciais, à mídia, à internet e por aí vai. Inclusive, esses sistemas podem ser utilizados simultaneamente com recursos de inteligência artificial e realidade aumentada para promover uma imersão ainda maior nos desafios.

Como explicado, a inovação no RH tem contribuído continuamente com os processos de seleção, treinamento e acompanhamento dos colaboradores, agilizado a produção de documentos e registro de ponto e até mesmo aperfeiçoado o processo de pagamentos para os trabalhadores. Por isso, é importante que não apenas a gestão corporativa do negócio, como também o próprio departamento de recursos humanos acompanhem as novidades da área para aprimorarem os serviços e demandas do setor.

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