Outros

Engajamento no trabalho: 6 dicas essenciais para promovê-lo

Por RwTech 18 de julho 5 min. de leitura

Já ouviu falar sobre engajamento no trabalho? Esse é um conceito que resume o nível de comprometimento, interesse e alinhamento do colaborador com as atividades que ele desenvolve na empresa. Embora seja algo simples, é, simultaneamente, algo de grande relevância para o mercado. Afinal, quando ele está em alta, é possível observar uma maior produtividade, redução do turnover e melhoria no clima organizacional.

Isso sem mencionar, é claro, que o engajamento gera motivação em crescer na empresa e ainda aumenta a satisfação dos funcionários com a própria vida profissional deles. Portanto, investir nesse processo é algo fundamental para qualquer instituição que quer unir estabilidade com crescimento contínuo. Com isso em mente, trouxemos as melhores sugestões para promovê-lo com a sua equipe. Confira e tome nota!

1. Crie canais de escuta ativa

A primeira dica é simples: crie e promova canais de escuta ativa na empresa. Eles funcionam da seguinte forma: são espaços físicos ou virtuais (online, e-mail ou por telefone) onde os funcionários podem se manifestar de forma anônima, sem risco de retaliações, repressões ou vazamentos, sobre diferentes aspectos da organização. É o caso dos projetos, departamentos, operações internas, funções e cargos etc.

O objetivo por trás disso é conferir e entender como a empresa e o ambiente de trabalho fornecido por ela são avaliados pelos colaboradores. Trazendo, assim uma visão horizontalizada sobre o que pode ser corrigido, mudado, atualizado ou substituído nos processos de trabalho.

Daz voz às pessoas que compõem o empreendimento é um passo importante para estreitar a relação com elas e pensar estrategicamente em medidas que aumentem o engajamento da equipe.

2. Aposte na aprendizagem contínua de líderes

Pensar na gestão é importante, seja propondo novos planos de carreira, seja instituindo novos desafios profissionais a quem está no ramo. Afinal, aqueles que ocupam cargos de liderança precisam estar motivados no cargo que ocupam e alinhados com o trabalho que desenvolvem.

Do contrário, a coordenação das operações internas e externas pode acabar comprometida e ocorrer uma redução significativa dos resultados. Mas não só isso: os colaboradores podem notar a inconsistência na liderança e isso desencadear uma comoção negativa entre os funcionários, levando-os a terem dúvidas, temores, desinteresse, descrédito e dificuldades para se enxergarem nos valores da empresa.

Portanto, investir no desenvolvimento de um bom líder não é só ter um administrador acima da média. É, simultaneamente, ter um gestor eficiente e um time que é liderado, motivado e engajado por ele. Colaboradores que aprendem e se aperfeiçoam com essa figura inspiracional.

Buscando uma empresa com mais de 20 anos de experiência no setor de registro de pontos e mais de 15 mil clientes satisfeitos? Então conheça já a RwTech!

3. Ofereça recompensas

Uma terceira dica é ofertar recompensas aos colaboradores para estimular o bom desempenho deles nas funções, a assiduidade no trabalho e, é claro, o engajamento das pessoas com as atividades da empresa. Elas podem estar atreladas, por exemplo, ao alcance de metas mensais, semestrais e/ou anuais.

Mas não só isso. Cada meta pode ter níveis próprios para tornar o processo mais dinâmico. Assim, a cada novo objetivo concluído, os funcionários também podem receber gratificações crescentes e constantes. Vale destacar que a recompensa pode ser diversa para agradar o máximo de pessoas.

Por exemplo, algumas instituições podem adotar remunerações extras. Já outras podem apostar em bonificações como vouchers, vales, cortesias para diferentes serviços educacionais, de saúde, lazer e alimentação. Há ainda aquelas organizações que aproveitam o momento para presentear com viagens, cursos, folgas, uso de banco de horas e flexibilização da agenda. Portanto, possibilidades não faltam.

4. Defina o propósito do trabalho

Além das dicas anteriores de como engajar a equipe, é interessante que os setores definam o propósito do trabalho que desenvolvem. Como ele contribui para os resultados da empresa, qual a a relevância dele para o correto funcionamento do negócio e como ele impacta até mesmo o consumidor final. Isso traz uma compreensão mais ampla do que é o empreendimento e mostra que cada atividade importa e é necessária.

Os departamentos podem, inclusive, montar painéis de propósito para deixar nos escritórios e demais ambientes de trabalho a fim de motivar e dar mais ânimo para todos os que estão presentes.

5. Fomente a cultura de pertencimento e inclusão

Algo que contribui diretamente para o engajamento dos colaboradores é a empresa ter uma cultura forte de inclusão. Um espaço onde as pessoas são respeitadas, acolhidas e valorizadas justamente por aquilo que as fazem diferentes uma das outras. Para tanto, a instituição pode estabelecer códigos de conduta a favor da diversidade no ambiente de trabalho.

Além disso, é interessante realizar ações internas, como eventos educativos e de trocas sociais e culturais, onde os profissionais podem participar ativamente no planejamento, orçamento, divulgação e execução. Isso aumenta a sensação de pertencimento e fortalece o engajamento desses indivíduos com a organização.

6. Invista em programas de desenvolvimento e bem-estar

Por fim, promova programas de desenvolvimento e bem-estar ao longo da jornada de trabalho. Você pode dedicar uma ou duas horas por semana para que os colaboradores se envolvam em atividades recreativas, clubes de livro, sessões de psicoterapia, sessões de massagem, aulas de artes, aulas de ginástica etc.

A ideia é promover um ambiente mais leve, humanizado e que se preocupa com a saúde física e mental dos profissionais. Um lugar onde colaboradores se sentirão renovados e com o autocuidado em dia. Isso será importante não só para evitar casos de esgotamento emocional e estresse crônico, mas também afastamentos e dispensas de funcionários.

Conheça as soluções tecnológicas da RwTech para o seu negócio: relógio de ponto, aplicativo para registro de ponto e software de gestão de ponto!

Como explicado, promover o engajamento no trabalho é fundamental para ter colaboradores assíduos, que se encaixam na cultura organizacional, promovem um ambiente de trabalho dinâmico, têm uma visão voltada para obtenção de resultados e que se comprometem com a empresa a longo prazo. Portanto, fique atento para sinais que indiquem o oposto desses comportamentos. Esse pode ser justamente o momento para você começar a implementar melhorias na sua empresa.

Array

Todos os direitos reservados © 2025

Política de Privacidade Termos de Uso

Desenvolvido por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.