Controle de Acesso: um auxiliar na segurança

A segurança é fundamental em todos os lugares e não seria diferente no âmbito profissional. O controle de acesso tem a função de monitorar a entrada e saída de pessoas de um local. Desta forma, além de informações sobre horários, você também garante apenas a entrada de pessoas autorizadas. 

Ter o controle de acesso garante segurança, informações precisas e também integridade de seus bens. Ele pode ser realizado de diversas maneiras e é essencial para a gestão de seu negócio. 

Tipos de controle de acesso 

Há três principais formas para realizar o processo: 

  • Físico: na qual, a empresa possui um colaborador destinado a realizar o controle de acesso, liberando os funcionários e registrando os horários. 
  • Eletrônico: por meio de um aparelho, os colaboradores são registrados e fazem o controle de sua entrada e saída de forma automática. 
  • Misto: pode haver o sistema e também um profissional responsável em gerir as informações e o funcionamento do controle de acesso. 

Quais os benefícios? 

Apostar em um controle de acesso traz benefícios tanto para o empregador quanto para o empregado. Você terá informações em tempo real de horários, o que pode acabar com horas extras indevidas e também aponta as horas negativas. 

É possível ter uma gestão melhor das visitas em sua empresa. Além de garantir a segurança, proibindo a entrada de desconhecidos ou pessoas que podem ser uma ameaça.  

Tecnologias 

O controle de acesso, de forma eletrônica, pode acontecer de diversas maneiras tecnológicas. Pode ser por meio de uma senha individual de cada colaborador, código de barras, RFID, cartão de proximidade, biometria, leitura biométrica da mão, reconhecimento fácil ou leitura da íris.  

Defina qual será a melhor tecnologia para o seu negócio e implante o controle de acesso, para ter segurança garantida e todas as informações necessárias sempre em mãos.