Ao iniciar um novo ano, muitas empresas focam no desenvolvimento de um planejamento empresarial. Isso porque ele ajuda a traçar o caminho que o negócio vai seguir pelos próximos meses. Ou seja, como ele vai ampliar as operações no mercado, como vai fortalecer a parte administrativa da instituição e como vai trazer visibilidade e inovação para os produtos/serviços que oferta.
Se você também está no processo de construção do seu planejamento para 2025, não se preocupe. Trouxemos alguns exemplos que não podem ficar de fora desse material e o porquê eles merecem a sua atenção. Acompanhe o post e veja como aumentar as suas chances de sucesso organizacional!
1. Transformação digital
Ao pensar um planejamento estratégico, comece com uma avaliação de como anda a transformação digital do mercado. O quanto o consumo online tem crescido e até mesmo ditado a forma de vender seus produtos e serviços. Esse é um passo importante porque muitas empresas já lidam com um cenário onde o comércio virtual é o foco delas e é onde esses negócios têm investido.
Todavia, ainda há muitas companhias que insistem em centralizar as vendas em estabelecimentos comerciais quando também poderiam ter uma estratégia online, seja ela exclusiva, seja ela complementar. Por isso, é importante esse momento de reflexão e de avaliação do futuro do negócio.
2. Automatização de serviços
Alinhado ao ponto anterior, temos a automatização de serviços que ocorrem dentro da organização. É importante que a empresa faça um levantamento de aplicativos, plataformas, softwares e demais funcionalidades online que ajudem a otimizar tempo, esforços e correções/refações de atividades, pesquisas, relatórios, contratos entre outras coisas.
Isso torna mais eficiente o trabalho dos seus colaboradores, contribuindo para a redução da carga individual de afazeres e, consequentemente, melhorando a experiência das pessoas no ambiente profissional. Em especial, quando estamos falando de recursos que substituem totalmente tarefas manuais, permitem colaborações e edições remotas em projetos e fazem orçamentos e estatísticas de trabalhos.
3. Sustentabilidade
Um terceiro tópico para o seu planejamento 2025 tem a ver com a sustentabilidade. Quais ações podem ser implementadas para ampliar a conscientização sobre o consumo inteligente de recursos naturais, além de contribuir para promover a proteção ambiental? É importante frisar que práticas desse tipo não se limitam à indústrias, construtoras ou distribuidoras de energia.
Ao contrário, elas podem ser adotadas por organizações de diferentes setores do mercado, como é o caso do corporativo, do bancário, dos serviços de saúde, dos serviços educacionais etc. Inclusive, promover a sustentabilidade pode trazer impactos positivos para o seu negócio a longo prazo.
A começar pela redução de despesas internas, a obtenção de creditações nacionais e internacionais e até mesmo a mudança de posicionamento da marca para a sociedade como uma instituição comprometida com o meio ambiente. O que, consequentemente, pode influenciar o consumo dos seus produtos e/ou serviços.
4. Gestão de talentos
Fora os pontos já mencionados até aqui, há outro de suma importância: a gestão de talentos. Essa é uma questão que deve estar em pauta no departamento pessoal desde as organizações de pequeno porte até aquelas de grandes dimensões no mercado.
Ela é útil para assegurar que a empresa construa relações positivas com os colaboradores, garanta condições dignas de trabalho, assegure um ambiente acessível e saudável (físico e mentalmente) e tenha recursos para estimular o desenvolvimento profissional dos trabalhadores.
Tudo isso é indispensável para que os talentos da empresa sintam-se engajados com os cargos que ocupam, alinhados à cultura organizacional e satisfeitos com o progresso que obtêm na carreira.
Dessa forma, diminui-se os números de turnover e o risco da instituição se tornar refém de múltiplos processos de contratação e demissão em massa por incompatibilidade das pessoas contratadas com os objetivos do negócio.
5. Análise de mercado
Um quinto tópico para o seu planejamento empresarial é fazer uma análise de mercado. Isso significa mapear concorrentes antigos e novos, conhecer os hábitos de consumo e tendências do momento, identificar principais praças de vendas, avaliar o nível de reconhecimento da marca na atualidade, atualizar o perfil do cliente da empresa, estudar os canais de comunicação com os consumidores e muito mais.
Quanto mais informações você tiver, melhor será. Isso porque elas vão dar o embasamento necessário para suas estratégias de venda, as mudanças internas que serão adotadas na gestão de recursos da empresa e para definir quais investimentos serão feitos e quais serão adiados, pausados ou mesmo cancelados. Portanto, esse estudo deve ser extenso e bastante detalhado para o ano que se inicia.
6. Metas e objetivos
Por fim, promova uma reavaliação das metas e dos objetivos da empresa. Por mais óbvio que esse ponto pareça, acredite: muitas organizações ainda insistem em trabalhar com as mesmas estimativas de anos anteriores, o que é um erro expressivo a ser evitado. Afinal de contas, isso limita a visão do negócio quanto à realidade atual do mercado e da economia brasileira.
Podendo, portanto, comprometer as estratégias de marketing e vendas, reduzir a competitividade da marca, dificultar a fidelização de novos clientes diante das tendências mais atuais de consumo e o principal: reduzir consideravelmente o lucro do negócio.
O que a organização pode fazer é analisar os objetivos e metas do último ano, atualizando o que for possível e acrescentando novos elementos sempre que necessário. Dessa forma, você se prepara melhor para o novo ciclo que se inicia.
Agora que você já está ciente de como montar um bom planejamento estratégico para 2025, aprofunde-se nos tópicos apresentados aqui e avalie medidas que podem ser implementadas na sua empresa para viabilizar a prática deles (como o caso da sustentabilidade ou da automatização de serviços). Assim, você pode não só se diferenciar da concorrência, como ser pioneiro em ações que modernizam e inovam a forma de fazer negócios no mercado brasileiro.
