fbpx
Departamento Pessoal

Holerite: o que diz a lei sobre o tema? Entenda!

Por Equipe RwTech 26 de dezembro 5 min. de leitura

O holerite é um dos documentos mais esperados pelos colaboradores, pois é o papel que registra o pagamento do salário. Esse comprovante também é importante para o controle fiscal das empresas e para a comprovação de renda dos profissionais.

É por esse motivo que vale a pena caprichar na emissão do holerite. Evitar erros e seguir o que a lei diz sobre esse comprovante vai ajudar a manter a conformidade e gerar o documento com mais praticidade.

Neste artigo, saiba mais sobre o que é o holerite e o que diz a lei sobre esse comprovante!

Conheça o holerite e a sua obrigatoriedade

O holerite é o documento que serve como comprovante do pagamento da remuneração mensal, das férias ou do décimo terceiro salário do profissional. Nele, contém todas as informações relacionadas ao valor salarial bruto e aos descontos aplicados sobre essa quantia.

Chamado também de contracheque ou folha de pagamento, o holerite funciona como o recibo do salário dos colaboradores. O seu nome foi inspirado no sobrenome de quem criou o sistema de registro de dados para processar as informações salariais de forma rápida, o norte-americano Herman Hollerith.

Mas, afinal, holerite é obrigatório? A resposta é: sim! Mas não exatamente em um formato padrão. O que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) obriga é a emissão de um recibo de pagamento, em seu artigo n° 464.

Esse recibo do pagamento salarial pode ser impresso ou entregue de forma online, sendo essencial inserir as seguintes informações:

  • nome completo do colaborador;
  • RG e CPF;
  • PIS do colaborador;
  • cargo com o código de registro na carteira;
  • razão social da empresa;
  • CNPJ da empresa;
  • mês de referência;
  • valor bruto (total dos proventos segundo o contrato de trabalho) com a carga horária;
  • valor líquido (total com os descontos, como faltas não justificadas, INSS, contribuição sindical etc., e com os valores adicionais, como gratificações, bonificações, ajuda de custo, comissão etc;.);
  • planos de saúde;
  • provisão de férias.

Erros mais comuns na emissão do holerite

Com tantas informações que devem constar em apenas um documento, é comum que as empresas cometam erros. No entanto, essas falhas devem ser evitadas ao máximo, uma vez que esse comprovante é essencial para os registros fiscais do negócio e para a comprovação de renda do profissional.

Para saber como reforçar a atenção na hora de emitir o holerite na sua empresa, vale a pena lembrar de alguns erros comuns para evitar:

  • de cálculo geral;
  • de registro de faltas, atrasos ou demais descontos;
  • de cálculo dos benefícios, como vale-transporte, vale-alimentação e demais programas;
  • de identificação dos descontos e das alíquotas do Imposto de Renda, INSS, entre outros;
  • de divisão das férias;
  • de omissão de informações no eSocial.

Saiba como automatizar a emissão

Uma das melhores estratégias para se ver livre dos erros de emissão do holerite é com a automatização. Deixar que um programa inteligente faça os cálculos é uma das escolhas mais estratégicas para facilitar a rotina da equipe de departamento pessoal.

Vale a pena ressaltar a importância da emissão correta do holerite para manter a transparência sobre os processos e as remunerações dos colaboradores. Sendo assim, confira algumas dicas para automatizar a produção do documento!

Encontre um programa adequado

Você pode criar fórmulas em planilhas digitais para automatizar o sistema ou contratar um software especializado nesse tipo de serviço. Geralmente, a segunda opção oferece mais precisão e segurança para os cálculos.

Conte com um sistema completo para gerenciar os pontos e calcular o salário dos seus funcionários no holerite!

Colete informações

Independentemente do programa utilizado, é preciso alimentá-lo com as informações corretas. Sendo assim, reúna os dados essenciais para o demonstrativo, referentes à empresa, ao funcionário e ao período de referência.

Se o software para RH escolhido estiver integrado ao sistema de pagamentos, lembre-se também de registrar corretamente as informações bancárias para que os valores sejam depositados na conta do colaborador.

Inclua todos os componentes da remuneração

O cálculo correto do salário vai partir da organização adequada dos componentes da remuneração de cada colaborador, que inclui:

  • salário-base (o que está descrito no contrato);
  • horas extras;
  • bonificações;
  • adicionais (noturno e/ou insalubridade ou periculosidade);
  • benefícios;
  • comissões;
  • entre outros.

Registre as deduções

Para que o software calcule corretamente os descontos, é preciso incluir as deduções, como:

  • INSS (contribuição para a Previdência Social);
  • Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF);
  • contribuições sindicais;
  • faltas de atrasos;
  • plano de saúde;
  • benefícios obrigatórios e opcionais;
  • adiantamentos.

Confira os documentos após a emissão

Com os dados corretos, você pode automatizar os cálculos e a emissão do holerite. No entanto, é importante também observar se as informações foram geradas corretamente. Portanto, não se esqueça de revisar e, se necessário, fazer os ajustes.

Entenda como escolher uma ferramenta adequada

Quanto mais especializada for a ferramenta de cálculo do salário, mais fácil será a implementação na rotina de trabalho. Além disso, há menores chances de erros e mais praticidade para a avaliação e a correção dos colaboradores que trabalham no setor de RH.

Em outras palavras, contar com a tecnologia no RH vai ajudar a manter a conformidade legal e fiscal, além de evitar erros e problemas com o pagamento, a comprovação e a transferência do salário dos colaboradores.

Algumas dicas para acertar na escolha da ferramenta para automatizar a emissão dos holerites são:

  • identifique as demandas da sua empresa;
  • procure por parcerias confiáveis;
  • conheça as funcionalidades do software;
  • faça um teste rápido;
  • conheça o suporte técnico oferecido pela empresa parceira;
  • treine os colaboradores do setor de RH para usar corretamente o software.

A emissão do holerite é uma das funções mais complexas do departamento pessoal. Afinal, é uma das mais críticas, devido à importância do documento, tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Por essa razão, investir em soluções que simplifiquem as tarefas e reduzem os erros faz toda a diferença na rotina organizacional e pode trazer uma série de resultados positivos na gestão fiscal do negócio.

Achou interessante a ideia de contar com soluções automatizadas no setor de RH? Conheça as ferramentas que a RWTECH tem para oferecer para o seu negócio e transforme a rotina organizacional!

Todos os direitos reservados © 2025

Política de Privacidade Termos de Uso

Desenvolvido por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.