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Controle de Ponto

Como evitar fraudes no controle de ponto?

Por Equipe RwTech 06 de março 5 min. de leitura

Muitas empresas lidam com um questionamento desafiador: afinal, como evitar fraudes no controle de ponto? Isso porque essa prática pode ocorrer em organizações de diversos portes e setores do mercado.

Algo que é essencial para definir se está ocorrendo o cumprimento de carga horária por parte dos colaboradores, se existem horas extras a serem pagas a eles, se há descontos a serem feitos na folha de pagamento devido a atrasos e faltas e, inclusive, se há necessidade de repensar a manutenção do vínculo empregatício com alguns indivíduos.

Basta ter em mente que mais do que comprometer a integridade dessa operação, as fraudes podem trazer prejuízos financeiros e problemas na esfera da justiça para as empresas. Por isso, trouxemos algumas soluções que vão ajudar você a fortalecer e garantir a lisura da gestão de registro de ponto. Confira!

1. Uso de biometria para autenticação

Uma boa estratégia para diminuir o risco de fraude no controle de ponto é o uso de biometria para a autenticação do registo de entradas e saídas. Isso evita, por exemplo, o compartilhamento de senhas/códigos ou cartões entre os colaboradores, o que abre margens para que colegas se passem uns pelos outros para burlar atrasos e até mesmo faltas sem justificativa.

O relógio de ponto da RwTech, que é chamado de Blue, por exemplo, conta com essa funcionalidade. Dessa forma, apenas a própria pessoa pode usar o equipamento para confirmar o cumprimento da carga horária.

Acesse o site da RwTech e fique por dentro de todos os diferenciais do nosso sistema de gestão de ponto!

2. Limitação de alterações manuais nos registros

É importante que o acesso aos registros e, em especial, a possibilidade de alteração deles seja algo vetado para os colaboradores. Em caso de mudanças, como aquelas que ocorrem mediante a apresentação de atestados médicos, é preciso que o trabalhador se dirija até o departamento pessoal e fale com o encarregado da área de gerir os registros de ponto.

Caso um ou mais indivíduos tenham dúvidas sobre a carga horária que realizaram ao longo do mês e se há horas devendo ou mesmo horas extras, é interessante que o DP disponibilize uma versão da folha ou do relatório de pontos, apenas para a visualização e conferência. Ou seja, um arquivo digital que pode ser observado por terceiros, mas sem possibilidade de edição.

3. Criação de políticas claras de registro de horas

Uma terceira dica é convidar o time do departamento pessoal com a equipe do departamento jurídico para a criação de políticas claras e universais sobre o controle de entradas e saídas dos colaboradores.

A proposta é formular um regimento interno sobre o registro de horas que deverá ser adotado na organização, independentemente do cargo ou do setor dos profissionais. Assim, desde o momento de ingresso dos indivíduos na instituição, todos saberão como funciona esse serviço — e o que podem esperar dele a longo prazo.

Por meio dele, vão entender quais as regras devem ser seguidas para a devida computação da carga horária, quais as modalidades disponíveis (presencial e remota), quem procurar em caso de dúvidas e necessidade de suporte e, em particular, quais as restrições de uso do equipamento ou dos recursos tecnológicos etc.

4. Programas de conscientização sobre fraudes

Paralelo à ação anterior, é fundamental que sejam planejados e promovidos programas de conscientização sobre fraudes. O DP pode realizar palestras, reuniões e/ou conferências onde reforça as políticas envolvendo o funcionamento e as regras do registro de pontos e, em particular, repassa a importância de se respeitar essas normas e ter uma conduta ética no ambiente de trabalho.

Inclusive, destacando os problemas que podem ser gerados por fraudes não só para a empresa, como também para a própria carreira do colaborador. Afinal, isso pode acarretar medidas disciplinares, demissão por justa causa e até mesmo problemas legais.

A conscientização é fundamental para coibir potenciais ações fraudulentas, melhorar a prática de registro de ponto e para orientar as pessoas sobre como agir e a quem reportarem casos suspeitos — como é o caso de denúncias anônimas por canais específicos de contato do RH.

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5. Implementação de sistemas de ponto digitais

Dando continuidade às dicas de como evitar fraudes no controle de ponto, saiba que é uma boa estratégia a adoção de pontos digitais. Isto é, aqueles que têm sincronização com um servidor central e que asseguram agilidade e segurança do registro. Para tanto, salvam os dados em nuvem para garantir que não ocorra perigo de falha de transmissão ou armazenamento de informações em equipamentos físicos e sem internet.

O DP tem acesso direto a esses dado, podendo conferir, inclusive remotamente, quais foram as entradas e saídas de cada profissional. Outro ponto importante é que ele traz funcionalidades extras, como o uso de reconhecimento artificial para registros feitos pelo colaborador por meio do aplicativo, fora os recursos de proteção contra alterações no GPS do aparelho (como acontecem quando a pessoa ativa o VPN).

Otimize o seu controle de ponto com o relógio de ponto e o aplicativo da RwTech e aumente a segurança dos seus registros!

6. Monitoramento em tempo real das entradas e saídas

Para concluir, promova o monitoramento em tempo real das entradas e saídas dos trabalhadores. É importante que o sistema utilizado, seja ele físico, seja ele remoto, armazenem dados de geolocalização e principalmente de data e horário de cada ponto. Assim, a empresa pode se certificar de que os dados salvos são verídicos e que os profissionais estão comprometidos em seguir as políticas internas da empresa.

As soluções da RwTech, por exemplo, asseguram isso, trazendo mais precisão para o processo, mesmo quando ele é realizado à distância por colaboradores em home office ou viagem.

Ao longo do post, mostramos estratégias preventivas e de antifraudes que você tem como adotar para evitar fraudes no controle de ponto. Elas podem ser implementadas separadamente, mas também ser utilizadas em conjunto reforçando ainda mais a segurança, a transparência e a precisão do sistema de registros da empresa. Portanto, invista no que vai contribuir para o crescimento e o fortalecimento da organização!

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