Saber como reduzir custos na empresa é um desafio para muitos empreendedores, embora seja totalmente necessário para ter mais vantagens de negócios. O que muitas empresas não exploram é o potencial de diminuir despesas com uma gestão eficiente dos colaboradores.
Muitos custos com profissionais podem ser desnecessários à empresa e dificultar o alinhamento interno com a gestão de pessoas. Saber como identificá-los e, principalmente, reduzi-los pode ser o diferencial que você estava procurando no controle financeiro.
Quer saber mais sobre a relação da gestão de pessoas com a redução de custos na empresa? Continue conosco e fique por dentro de 4 dicas excelentes para diminuir os gastos internos!
Otimize a gestão de pessoas no seu negócio com um sistema de pontos eficiente!
Como a gestão de pessoas pode ajudar a reduzir custos com profissionais?
Ao pensar nas despesas que uma organização tem para manter o negócio de pé, é preciso separá-las em fixas (aquelas que batem na porta mensalmente) e variáveis (aquelas que mudam de mês a mês). Um dos custos que você pode ter certeza de que estará presente no próximo fechamento de contas é a folha de pagamentos dos colaboradores.
A partir dessa perspectiva, você começa a entender como a gestão de pessoas tem tudo a ver com a redução de custos na empresa. Afinal, quando as equipes de colaboradores são gerenciadas com estratégia, benefícios e motivação, diversos gastos desnecessários podem ser cortados.
Alguns exemplos disso são horas extras que não precisavam ser feitas, se houvesse um bom planejamento da jornada de trabalho e delegação de tarefas equilibrada. É possível falar também do absenteísmo e da alta taxa de turnover, que podem aumentar com uma má gestão de pessoas e elevar os gastos mensais da organização.
Até mesmo o presenteísmo e a baixa produtividade das equipes é um problema do departamento pessoal, que pode ser resolvido e diminuir os custos dos colaboradores. Ou seja, o alinhamento entre os setores da empresa é um dos segredos para manter as contas em dia.
O que fazer para reduzir custos na empresa?
Quando você começa a ver a gestão de pessoas com outros olhos, como uma área estratégica do negócio que influencia diretamente nos resultados, tudo pode se transformar. Afinal, é possível melhorar o controle de jornada de trabalho e, com isso, buscar a redução de gastos.
Para isso, nada melhor que construir um planejamento com foco em estratégias de ouro para o seu negócio. Confira 4 dicas, a seguir, de como reduzir custos na empresa!
1. Conte com uma ferramenta de controle de jornada
Para identificar possíveis gargalos e fontes do aumento dos custos na empresa, é importante ter acesso a um relatório com os dados sobre a jornada de trabalho das equipes. Além disso, ter uma ferramenta de controle faz toda a diferença nesse monitoramento.
Um sistema de pontos eficiente, por exemplo, ajuda a controlar a jornada. Para complementar os serviços, é possível ter o registro das atividades desenvolvidas a cada dia pelos colaboradores. Com isso, é possível ter um maior controle não apenas do tempo em que os profissionais passaram trabalhando, mas também das tarefas que foram realizadas.
2. Entenda o que leva às horas extras e absenteísmo
Com o controle da jornada, você consegue visualizar melhor as horas extras e as faltas no trabalho dos profissionais. Ambos são problemas que podem aumentar os gastos mensais da empresa e que podem ser resolvidos com uma boa gestão de pessoas.
Por isso, é necessário ir em busca da fonte desses ocorridos. Horas extras pontuais fazem parte da jornada de trabalho de qualquer empresa. No entanto, quando se tornam frequentes, é um indicativo de excesso de demanda para os profissionais, má administração do tempo, baixa produtividade das equipes ou falta de equilíbrio da delegação das tarefas.
O mesmo vale para o absenteísmo. É comum que os profissionais precisem se ausentar do serviço por problemas de saúde, licenças ou questões pontuais. No entanto, faltas frequentes também apontam para uma gestão de pessoas pouco eficiente. A baixa motivação, má remuneração, poucos benefícios associados ao cargo e falta de perspectiva de crescimento na empresa são alguns dos fatores que podem influenciar esse problema.
Em outras palavras, conhecer a fonte das horas extras e do absenteísmo, ou seja, do aumento dos gastos na empresa, pode ajudar a encontrar a solução ideal. Para isso, vale a pena contar com o feedback das equipes, os relatórios do setor de RH, o controle de pontos e demais dados relacionados a esses fatores, para ter uma análise com base em informações reais.
3. Trace estratégias para reduzir o turnover
O desligamento de muitos profissionais também pode aumentar os gastos da empresa. Na falta de gestão de talentos, a rotatividade dos colaboradores tende a se elevar, causando ainda mais despesas, que vão além dos custos de demissão e admissão. Afinal, o período de adaptação de novas pessoas à empresa pode diminuir a produtividade do time e aumentar os custos por um tempo.
Por outro lado, quando você mantém o time estável e engajado, boa parte desses gastos não são uma preocupação para a empresa. Adotar estratégias para reduzir o turnover, que vão desde a adesão a programas de benefícios corporativos até a gestão de demandas dos setores, pode favorecer ainda mais o negócio.
4. Aperfeiçoe a cultura organizacional
A própria cultura da organização pode não ser econômica e levar a gastos desnecessários. A adoção de práticas sustentáveis, inovadoras e de automação, por exemplo, favorece a redução de custos na empresa e o alinhamento interno.
Com a atenção redobrada aos valores difundidos na cultura organizacional, a gestão de pessoas pode estimular as equipes a refleti-los no dia a dia. Consequentemente, se houver estratégias de economia de recursos, é possível também diminuir os gastos internos.
Em outras palavras, saber como reduzir custos na empresa envolve um olhar atento para a rotina corporativa. Com o ajuste da força de trabalho e controle das jornadas, é possível ter mais vantagens e economia nos setores, além de resultados mais positivos com os colaboradores.
Gostou da ideia? Então, que tal começar com um melhor controle dos pontos? Entre em contato com a RWTECH e saiba como ter acesso a um sistema intuitivo e inteligente!
![LOGO SOCIAL MEDIA v2](https://rwtech.com.br/wp-content/uploads/2025/01/LOGO-SOCIAL-MEDIA-v2.png)