Fazer a gestão de jornada de horas dentro de uma empresa é uma tarefa recorrente no modelo de trabalho presencial. Porém, com o advento da pandemia do coronavírus e com a evolução tecnológica, novas formas de exercícios trabalhistas foram adotadas, como o modelo de trabalho home office.
De acordo com um levantamento feito pela Mercer, 43% dos brasileiros buscam mais flexibilidade no trabalho, dando mais prioridade a empregos que ofereçam vagas remotas ou híbridas. Dessa forma, se preparar para esse novo tipo de trabalho e estar pronto para fazer o controle de ponto dentro dessa modalidade de serviço é essencial para que a sua empresa consiga se adaptar bem a essa nova realidade, respeitando a jornada de horas de cada funcionário.
Em paralelo com o levantamento, em matéria concedida para a Folha de São Paulo, Nicholas Bloom, pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, avalia que, caso a empresa estiver concorrendo com outras da mesma modalidade e não se adaptar ao home office ou híbrido, ela pode, inevitavelmente, perder talentos por conta da concorrência.
Com isso, é possível entender que essas novas modalidades de trabalho são tendências e aplicar ferramentas para que esses modelos funcionem bem é se colocar à frente no mundo dos negócios, melhorando não só o estilo de vida dos funcionários, mas também a produtividade deles.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor como o home office funciona e como ter uma gestão de jornada de horas dentro desse sistema de trabalho.
Boa leitura!
O que é o home office?
O home office é um termo em inglês que, traduzido para a nossa língua, significa “escritório em casa”. Esse termo, que vem ganhando notoriedade desde 2020, é uma modalidade de trabalho em que o funcionário contratado presta os seus serviços fora da empresa, a depender da escolha do empregador.
O home office, entretanto, não é reconhecido como um regime novo de trabalho, não existindo, inclusive, uma lei que discorra estritamente sobre ele. Assim, é entendível que essa modalidade de serviço é uma opção de escolha do empregador de fazer com que o seu funcionário realize os serviços em casa, no ambiente de trabalho ou de maneira híbrida.
Portanto, a lei que cabe ao home office é a mesma que cabe para os trabalhos presenciais dentro da empresa, afinal, mesmo sendo modalidades diferentes, as duas, ainda, são celetistas tradicionais.
Home office e teletrabalho são a mesma coisa?
É importante pontuar que, mesmo que parecidos, o home office e o teletrabalho não são a mesma coisa. Afinal, as duas modalidades têm regras e funcionam de maneiras diferentes.
O funcionário que trabalha no teletrabalho, por exemplo, executa os seus serviços fora das dependências da empresa, podendo escolher o local em que deseja fazer isso. Além disso, as atividades do colaborador podem ser feitas sem horário específico e, portanto, sem o controle de jornada de horas.
Ou seja, o funcionário faz a sua própria rotina de trabalho, independente se for de manhã, à tarde ou à noite, devendo, apenas, cumprir os seus combinados e metas com o empregador.
Essa modalidade de trabalho, ainda, é regulamentada por lei e está incluída na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O home office, por outro lado, não é reconhecido por lei, pois não é entendido como um regime de trabalho diferente, sendo compreendido, apenas, como um trabalho convencional sendo feito em casa.
Dessa forma, é entendido que o home office é uma extensão da empresa, com a possibilidade de alteração dos locais em que se trabalha. Inclusive, o empregado ainda tem a opção de ir realizar os seus serviços de forma híbrida, a depender de combinado com o empregador.
O que diz a legislação sobre o controle de ponto no home office
Como já dito anteriormente, não existe, na legislação, uma norma ou artigo que fale estritamente sobre home office, porém, por ser amplamente reconhecido como um trabalho da empresa que é feito dentro de casa e, assim, celetista, é imprescindível o registro de ponto no que diz respeito a esse tipo de serviço.
Afinal, as mesmas regras que cabem no regime presencial cabem também a essa modalidade de trabalho.
Dessa forma, conforme o artigo 74 da CLT, o controle de ponto deve ser uma tarefa obrigatória em estabelecimentos que contenham mais de 20 funcionários, estejam eles em regime presencial ou remoto.
Portanto, o colaborador que trabalha em home office, deve possuir uma jornada de trabalho e cumprir com ela mesmo que esteja trabalhando de sua casa.
Como fazer o controle de ponto no home office?
Para seguir conforme a legislação e, ainda, ter facilidade para fazer a gestão de jornada de horas dos funcionários em modelo de trabalho home office, é necessário apostar em tecnologia e inovação para que os seus funcionários consigam ter praticidade na hora de registrarem o ponto.
Portanto, escolher um sistema que permita ao colaborador facilidade e ainda assim transparência, é essencial para que funcionários e a equipe de Recursos Humanos (RH) estejam alinhados em relação à gestão de jornadas de horas.
Dessa forma, o registro de ponto ideal é aquele que possa ser feito através do celular, notebook ou tablet dos funcionários, dando autonomia e dinamismo para eles. Além disso, é importante que nesse controle de ponto tenha, também:
- sistema integrado com os equipamentos da equipe de RH;
- geolocalização;
- registro de horas;
- treinamento para funcionários e equipe de RH;
- e sistema de relatórios gerenciais.
Para se ter tudo isso, é importante investir em um software totalmente funcional, de maneira a facilitar os registros de ponto. Assim, com esse software instalado nos aparelhos dos funcionários, a gestão de jornada de horas fica mais precisa, com horários de entrada, saída e pausas.
Leia também: Controle de ponto pelo celular: o que é, como funciona e suas vantagens.
Controle de ponto home office da RWTech
Como já mencionado anteriormente, inserir o uso do controle de ponto digital e orientar os seus funcionários a utilizarem ele é o primeiro passo para que você e sua equipe de gestão de jornada de horas tenham sucesso e consigam fazer uma boa administração dos registros dos funcionários.
Para isso, utilizar um aplicativo eficaz, com a interface limpa e que consiga ser prático para os seus funcionários é o ideal. Afinal, somente dessa forma eles conseguirão fazer o registro de ponto longe da empresa com a qualidade e eficácia necessária.
Pensando nisso, a RWTech, de maneira a facilitar o registro dos funcionários, pensou no EZPoint Mobile, aplicativo que funciona com internet ou não, atendendo pequenas, médias e grandes empresas.
O app, que tem diversas funcionalidades, oferece ao funcionário reconhecimento facial, registro dos pontos batidos e todos os dados necessários para que ele fique totalmente a par das suas jornadas, horas extras, etc.
Além disso, por ser totalmente intuitivo, o EZPoint Mobile é, também, de fácil acesso, fazendo com que o seu funcionário tenha domínio completo com a ferramenta.
Integração com o EZPointWeb
Por utilizar, em seu aplicativo, uma tecnologia capaz de fazer a integração direta e em tempo real entre aparelho do funcionário e aparelho da equipe de gestão de jornada de horas (o EZPointWeb), o sistema da RWTech oferece ao funcionário e a gestão de Recursos Humanos mais segurança.
Assim, a sua equipe de RH consegue monitorar todas as marcações de ponto, histórico de presença, consultas, lançamentos e relatórios, de forma rápida e confiável, tendo tudo documentado dentro da nuvem, um sistema utilizado para armazenar e gerenciar dados de forma segura.
Com isso, tanto colaborador, tanto equipe de RH podem ter mais segurança por saberem que está tudo acoplado em um só lugar.
Gerenciamento completo das marcações
Por funcionar de maneira totalmente integral e em tempo real, os painéis informativos da RWTech oferecem dados de todos os registros feitos (ou não) para a equipe de RH.
Com isso, o trabalho da gestão fica mais automatizado, de forma a auxiliar a equipe de RH a realizar de forma mais detalhada e exata análises sobre produtividade da equipe.
Além de todos esses tópicos, o software da RWTech oferece muito mais para a empresa.
No vídeo a seguir, explicamos mais da nossa tecnologia para que você possa ficar por dentro de tudo o que oferecemos:
Viu? Fazer o controle de ponto no modelo de trabalho home office é essencial para que os seus funcionários e a sua empresa, como um todo, tenham mais segurança e controle em relação à jornada de horas de toda a equipe.
Portanto, a necessidade de investir em uma ferramenta boa e que seja capaz de suprir as necessidades que esse tipo de serviço demanda.
Para conhecer mais sobre o assunto, também temos outros artigos para você no nosso blog. Caso tenha alguma dúvida, não hesite também em nos chamar nas nossas redes sociais:
Willow é Coordenador de Marketing na RwTech. Apaixonado em criar conexões entre pessoas e marcas. Especialista nas soluções de registro e gestão de ponto da RwTech.